Botânico recebe crianças e adolescentes para uma programação de férias
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Alexandre Lombardi
A Prefeitura de Sorocaba promove a partir desta terça-feira (dia 12), das 13h às 17h, o Curso de Formação de Jovens Educadores, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. São 40 vagas para crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos de idade e , ainda, restam 10 vagas. Os interessados poderão se inscrever neste primeiro dia no próprio local, momentos antes do início das atividades.
Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o projeto quer aproveitar as férias escolares para trabalhar atividades lúdicas e práticas com as crianças e adolescentes sobre os temas “Cidades”, “Sociedades” e “Biodiversidades” formando, assim, pessoas com pensamento crítico para questões ambientais na busca de mudanças práticas e de envolvimento social.
Durante quatro dias, e divididos em equipes, os participantes se envolverão em oficinas, bate-papo, jogos, brincadeiras e gincanas, para tratar sobre assuntos como a dengue, lixo, coleta seletiva, arborização urbana, biodiversidade, cidadania e sustentabilidade.
De acordo com José Carmelo de Freitas Junior, técnico ambiental da Sema, as atividades acontecerão independente das condições climáticas. “Caso chova, as atividades ocorrerão nas áreas internas do Jardim Botânico”, explica.
O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail jardimeducador@gmail.com
Programação
Dia 12 de janeiro (terça-feira)
Tema: Cidades
13h – Apresentação do curso e das equipes
14h – Hábitos da terra para a vida na cidade
Oficinas práticas de hábitos antigos que, se retomados, podem melhorar nossa qualidade de vida e do ambiente onde vivemos como a compostagem, o cultivo de alimentos e o plantio de árvores.
15h – Mata-ciliar, por que tê-las na cidade?
Jogo baseado no futebol, onde os participantes simulam as diferentes funções de ter florestas nos rios e córregos da cidade.
16h – No caminho da coleta seletiva
Jogo com dados, cartilhas e perguntas onde cada equipe deverá organizar o ambiente com materiais que são gerados na cidade e que podem ter um destino correto e mais sustentável.
16h30 – Prevenindo doenças na cidade
Bate-papo sobre a importância do combate ao mosquito Aedes egypti e dinâmicas práticas para trabalhar a sensibilização dos participantes quanto ao problema.
Dia 13 (quarta-feira)
Tema: Sociedades
13h – Água que usamos, como vem, como vai e como pode ficar.
Visita ao espaço de captação de água da chuva e confecção de filtro biológico.
14h – A água do nosso planeta
Dinâmica de apresentação da água do nosso planeta, onde e como está disponível. Dinâmicas de apresentação de atitudes simples que podemos ter para economizar e reutilizar a água.
15h – Exercício de cidadania
Jogo de atores da sociedade com diferentes funções e profissões, com questões sobre direitos e deveres dos cidadãos e como cada pessoa pode contribuir para a vida coletiva.
16h – Dança do planeta
Participantes realizam uma dança e durante a música têm que decifrar um enigma para a sustentabilidade, em busca de prolongar a vida na Terra.
Dia 14 (quinta-feira)
Tema: Biodiversidades
13h – Conversando com a natureza
Jogos que envolvem animais e plantas, a diversidade de espécies e a importância de cada um para a vida em harmonia.
14h – Educação alimentar e nutricional
Circuito de brincadeiras que tratam de práticas saudáveis e diversidade de alimentos e que, nem sempre, compõem a nossa rotina alimentar.
15h – Existe flora urbana?
Desafio aos participantes sobre conhecimentos sobre plantas que vivem na cidade, como vivem, onde estão e para que servem.
16h – Abelhas nativas
Visita ao espaço de criação de abelhas nativas sem ferrão. Criação de iscas atrativas para abelhas. Dinâmica com cartas de quais alimentos teríamos com e sem as abelhas.
17h – Reunião de pais
Conversa com pais e responsáveis sobre o curso e a participação da família.
Dia 15 (sexta-feira)
Encerramento
13h – Teatro de fantoches
Cada equipe deverá criar uma história usando um teatro de fantoches, envolvendo um ou mais temas trabalhados durante o curso.
15h – Desafio de aprendizes
Na atividade os participantes trarão suas experiências e práticas para educar e transformar a nossa cidade e sociedade e cuidar de nossa biodiversidade.
16h – Lanche comunitário
Tags:Botânico, meioambiente
