Voluntários dos sete Núcleos Comunitários de Defesa Civil de Sorocaba (NUDEC’s) participaram no último sábado (16) de mais uma ‘Oficina de Estiagem’ ministrada pelo Corpo de Bombeiros. A atividade teve o apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, órgão ao qual os NUDEC’s são vinculados e com o qual atuam em situações de catástrofes e calamidades.
A oficina serve para treinar e atualizar os voluntários, nesta época do ano, ao combate de queimadas. A estiagem é um período que preocupa bastante da Defesa Civil, segundo seu coordenador operacional, Ângelo Bergamo Filho. Até o reinício das chuvas, por volta de setembro, são comuns os pontos de fogo por toda a cidade e, contar com essas pessoas aptas a ajudar no combate aos incêndios em suas localidades é fundamental. “Seja numa ação básica de contenção do fogo, seja fazendo o comunicado do evento, os voluntários dos Núcleos Comunitários são parceiros fundamentais no dia a dia da comunidade”, reiterou Ângelo.
Além dessa função combativa, o grupo também atua preventivamente, monitorando as áreas e orientando a população quanto aos riscos de práticas, por exemplo, como a queima de lixo.
Junto com as instruções acerca dos danos à saúde causados pelo fogo em cobertura vegetal e sobre os riscos às residências próximas, os voluntários também receberam kit orientativo produzido pela Defesa Civil (Manual do Cidadão, folderes sobre estiagem, dengue e tempestades) e material para a confecção de “vassouras de bruxa”, que funciona como abafador de focos de incêndio. O treinamento ainda instruiu sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Atear fogo em mato é um crime ambiental previsto em lei (Art. 42 da Lei 9.605 de 12/02/2013) e as denúncias podem ser feitas pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros.