Bom Jesus e Maria Eugênia já contam com academia ao ar livre
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Os moradores dos bairros Bom Jesus e Maria Eugênia, na Zona Norte, começaram, nos últimos dias, a desenvolver um novo hábito durante as manhãs e finais de tarde: a prática de exercícios nas academias ao ar livre. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), concluiu a implantação dos dispositivos nessas comunidades, totalizando agora 65 academias dispostas em dezenas de bairros.
No bairro Bom Jesus, os seis aparelhos que formam a academia, além de alguns brinquedos para as crianças, foram instalados em área ao lado da igreja. Os equipamentos agradaram tanto os moradores que, durante a manhã e final de tarde, forma-se fila para uso dos aparelhos.
Conforme destaca Elisângela Vicente da Silva, a iniciativa da Prefeitura foi muito comemorada pelos moradores, tanto por aqueles que praticam regularmente atividades físicas, como por quem jamais esteve na frente de um aparelho de ginástica, como é o seu caso. “Sempre tive vontade de fazer exercícios, mas com criança pequena em casa fica difícil. Agora tenho academia pertinho de casa”, conta Elisabete, que, com a amiga Fernanda Estefânia, frequenta todos os dias a academia pela manhã e à tarde.
No Parque Maria Eugênia a Prefeitura concluiu, nesta terça-feira (19), a instalação da academia ao ar livre. Fica na nova praça que está sendo construída, ao lado do Centro Esportivo local. Ali os moradores também estão aderindo à prática de exercícios diários, e o que é melhor, de forma correta graças à orientação contida nos painéis instalados ao lado das academias.
Nos próximos dias a Prefeitura conclui, também, a implantação de academias ao ar livre no Largo do Divino e Vila Carvalho. Conforme destaca o secretário Oduvaldo Denadai, atualmente são 65 academias instaladas em várias regiões da cidade. “Nós estamos atendendo aos anseios da população, mas, é claro que, neste momento, os equipamentos estão sendo disponibilizados dentro da capacidade financeira da Prefeitura”, explica o secretário.
Para o secretário, o número de equipamentos já instalados, em contrapartida aos pedidos manifestados pela população, mostra que o modelo é muito bem aceito nas comunidades. “É um projeto que mostra o quanto a população sorocabana gosta de praticar atividade física”, avalia ele.
Como é
Cada academia conta com um conjunto de seis aparelhos: o esqui, que aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada – responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvimento da coordenação motora e o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores.
Também tem o simulador de cavalgada – que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, aumentando a função cardiorrespiratória; o aparelho de pressão de pernas, que fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris; e o multiexercitador, no qual são trabalhados pernas e braços para o desempenho da flexão.
O projeto oferece à população a possibilidade de praticar exercícios físicos em equipamentos adequados, sendo que o uso frequente dos dispositivos de ginástica auxilia nos cuidados com a saúde, colabora no fortalecimento da musculatura e também ajuda na perda calórica.
Periodicamente, uma equipe percorre os locais onde estão instaladas conferindo as condições dos equipamentos e, se for o caso, fazendo a manutenção ou reposição dos aparelhos.
Tags:Academia ao ar livre, Esporte, servicospublicos
