Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/boletim-epidemiologico-traz-atualizacao-sobre-casos-de-dengue-2/
Acessado em: 01/12/2025 - 00h02

Boletim Epidemiológico traz atualização sobre casos de dengue e sarampo

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Um novo Boletim Epidemiológico foi divulgado pela Secretaria da Saúde (SES) nesta segunda-feira (23). O documento emitido e elaborado pela Vigilância em Saúde do município, traz dados referentes aos casos de arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela) e sarampo.

De acordo com a SES, Sorocaba registrou 1.041 casos confirmados de dengue (886 autóctones, 106 importados e 49 indeterminados), 77 de chikungunya (70 autóctones, quatro importados e três indeterminados) e um caso importado de febre amarela, infectado na cidade de Cajati. Nenhum caso de zika foi registrado. Foi confirmado um óbito por dengue ocorrido em junho, sendo a paciente do sexo feminino de 54 anos, sem comorbidades.

A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal, identificou 33 casos autóctones confirmados de sarampo em Sorocaba. Os casos estão distribuídos em todas as áreas do município e foram confirmados por exame laboratorial.

É de extrema importância que as pessoas que apresentem febre, exantema (manchas vermelhas no corpo) associados a sintomas respiratórios, procurem atendimento médico e sigam as orientações de afastamento do convívio social enquanto estiverem no período de transmissão (seis dias antes do exantema até dias após).

De acordo com a SES, as crianças entre seis e 11 meses de idade devem ser vacinadas. Após completarem um ano, essas mesmas crianças precisarão se imunizar novamente com a vacina SCR. E, aos 15 meses, deverá ser feita a vacinação da Tetraviral (SCR-Varicela). O intervalo mínimo entre a vacina SCR aplicada nos menores de um ano de idade e a dose da vacina SCR aplicada a partir de 12 meses, deverá ser de 30 dias.

Além desse público, o esquema vacinal contempla pessoas entre 1 e 29 anos de idade (duas doses com intervalo mínimo de 30 dias) e pessoas entre 30 e 59 anos de idade (uma dose). Cidadãos com 60 anos ou mais não precisam ser vacinados, pois essas pessoas já podem ter entrado em contato com o vírus e, por isso, estar imunes ao sarampo. Os indivíduos que não tiverem como comprovar que receberam vacinas recomendadas conforme calendário de vacinação, deverão comparecer nas UBSs para atualização de todas as vacinas, inclusive a de sarampo.

Para consultar o endereço e o horário de funcionamento dessas unidades, basta acessar o link –http://saude.sorocaba.sp.gov.br/[1] .

Endnotes:
  1. http://saude.sorocaba.sp.gov.br/: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/