Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizaram a Operação de Controle de Fumaça Diesel na avenida Independência, próximo à Base Comunitária da Polícia Militar, no Éden. Das 9h30 às 13h35, 1.974 veículos passaram pela via e, deste total, 487 eram movidos a diesel. Destes, 14 foram reprovados e multados pela Cetesb, sendo 11 pela Escala de Ringelmann e 3 pelo teste do opacímetro.
A ação fez parte da Operação Inverno da Cetesb, realizada nesta época do ano porque nos meses mais frios a predominância de gases poluentes no ar geralmente é maior, em função da menor incidência de chuva, ventos e o efeito estufa. A operação teve apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), agentes de trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes e da Polícia Rodoviária.
Além das multas aplicadas pela Cetesb, a blitz também teve caráter educativo com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de manter os veículos a diesel regulados, a fim de minimizar a poluição do ar e contribuir para a saúde da população.
Simultaneamente à fiscalização, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins distribuiu material informativo com algumas orientações e dicas aos condutores, como, por exemplo, manter o escapamento em ordem, fazer revisão preventiva, além de regular a bomba injetora, trocar os bicos injetores e trocar os filtros regularmente, de acordo com as recomendações do fabricante.
Como é feita a medição
As medições de emissão de fumaça preta foram realizadas por meio da escala de Ringelmamn, feita visualmente por meio de uma tabela com cinco graduações de cores, variando do cinza claro ao preto. Esse método oferece a vantagem de a fiscalização ser feita com o veículo em movimento.
Quando a fiscalização com a escala não foi precisa, os técnicos encaminharam os veículos para o teste com o opacímetro. O instrumento portátil é constituído por um banco óptico, sonda (cabo inserido no escapamento) e maleta com cabos para medição da quantidade de fumaça preta. O teste, que é feito com o veículo estacionado, dura em média dez minutos.
Multa de R$ 1.504,20
Os motoristas com veículos irregulares terão que pagar multa de R$ 1.504,20. Essa autuação não entra na pontuação de infrações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista, porém, ele terá problemas para fazer o licenciamento do veículo, caso não regularize a situação, apresentando laudo técnico de manutenção emitido por oficina autorizada pela Cetesb.
No caso dos motoristas que tiveram seus veículos multados pela primeira vez, há possibilidade de reduzir o valor da multa em 70%. Para isso ele deverá comprovar, posteriormente, mediante apresentação de um relatório técnico, a realização da manutenção do veículo em uma das oficinas capacitadas pela Cetesb. Havendo reincidência, o valor dobra. As multas chegam aos motoristas via correio.
A população também pode denunciar veículos que emitam fumaça preta. Basta ligar para 0800.113560 ou acessar o site da Cetesb: http://www.cetesb.sp.gov.br/[1]. É necessário informar a placa do veículo infrator.