Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/blitz-da-fumaca-preta-autua-30-motoristas/
Acessado em: 30/11/2025 - 16h51

Blitz da fumaça preta autua 30 motoristas

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizaram nesta quarta-feira (20) mais uma Operação de Controle de Fumaça Preta. Desta vez a ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e ocorreu das 9h às 15h na Av. Armando Pannunzio.

Ao todo, 5.973 veículos foram vistoriados nesta quarta-feira. Desse total, 4.945 veículos são movidos a gasolina, etanol ou gás e o restante, utilizavam diesel. Ao final do trabalho de verificação, 30 veículos foram reprovados, com os respectivos condutores sendo autuados.

As medições foram realizadas por meio da escala de Ringelmamn. Ela é feita visualmente, por meio de uma tabela com cinco graduações de cores, variando do cinza claro ao preto. Esse método oferece a vantagem de a fiscalização ser feita com o veículo em movimento.

Os motoristas que foram autuados vão pagar uma multa de 60 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), que corresponde a R$ 1.413. As multas chegarão aos motoristas via Correio. Essa autuação não entra na pontuação de infrações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista. Mesmo assim, o proprietário do veículo terá problemas para fazer o licenciamento e não obterá o novo documento, caso não pague a multa.

Frio e fumaça

O diesel é um dos maiores poluentes devido ao material particulado emitido, chamado de fumaça preta, que pode causar problemas à saúde. Durante toda a operação, além das multas aplicadas pela Cetesb, a equipe da Sema distribui folhetos com orientações e dicas aos condutores. O objetivo principal foi a conscientização dos motoristas sobre a importância de manter os veículos a diesel regulados.

Nos meses mais frios a predominância de gases poluentes no ar pode ser maior em função da menor incidência de chuva, ventos e o efeito estufa, um fenômeno natural que provoca uma variação repentina da temperatura formando uma barreira que dificulta a dispersão dos poluentes. Isso é o que justifica a realização da ação de fiscalização, esclarece a Sema.

A Sema e a Cetesb alertam que ações do tipo vão continuar. Uma nova blitz para controle de fumaça preta está programada para ocorrer na próxima semana.