Blitz da Biodiversidade abordou 216 motoristas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Blitz da Biodiversidade realizada na manhã desta segunda-feira (dia 17), na avenida Armando Pannunzio, próximo às Rodovias Raposo Tavares (SP-270) e João Leme dos Santos (SP-264), resultou na abordagem de 216 veículos pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o que totalizou na sensibilização de um total de 334 pessoas. O objetivo da ação foi conscientizar os motoristas que passam pelo município sobre o problema do atropelamento de animais silvestres, que é uma séria ameaça para a fauna brasileira.

A ação educativa da Prefeitura de Sorocaba contou com apoio da Urbes – Trânsito e Transportes e integrou a programação comemorativa de aniversário de Sorocaba.

Funcionários do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”, com máscaras de animais silvestres, placas, adesivos e material informativo, chamaram a atenção dos motoristas que passaram por esta via.

Durante a blitz educativa, a equipe da Sema divulgou o Sistema Urubu, um aplicativo de celular gratuito que auxilia no levantamento de animais atropelados em todo território nacional para fins de pesquisa e execução de ações preventivas em relação a este problema. Seu uso é muito simples: encontrando um animal atropelado, a pessoa tira uma foto usando o aplicativo. O local da foto e a data são marcados automaticamente e a imagem é enviada para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). Os profissionais do CBEE, por sua vez, juntam todos os dados enviados para fazerem a análise dos pontos mais vulneráveis e, então, proporem mudanças para reduzir os atropelamentos.

Dados

Segundo estimativa do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, mais de quinze animais morrem a cada segundo nas estradas brasileiras e muitos deles são de espécies ameaçadas de extinção. Esse número totaliza cerca de 475 milhões de animais mortos por ano.

Sorocaba também sofre com o problema de animais silvestres atropelados, principalmente em sua área rural e em áreas periféricas da cidade onde ainda se encontram fragmentos de vegetação. Uma dessas áreas é o entorno do Parque da Biodiversidade, um dos locais onde já foi realizada a blitz.

De acordo com informações da Sema, as espécies de animais silvestres mais atropelados e que também vivem em Sorocaba são: o gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), ratão-do-banhado (Myocastor coypus), capivara (Hydrochaeris hydrochaeris) e uma espécie de lagarto chamado teiú (Tupinambis merianae).

No dia 15 de novembro do ano passado foi realizado o Dia Nacional de Urubuzar, uma das maiores campanhas de conservação da vida silvestre realizada no Brasil. A Prefeitura de Sorocaba também se engajou neste movimento e promoveu ações no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” para divulgar o Sistema Urubu. A iniciativa da campanha é da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), do Parque das Aves em Foz do Iguaçu e do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE).

De acordo com a Sema, a ação foi um grande sucesso em todo o Brasil. Porém, para minimizar o problema do atropelamento da fauna silvestre é necessário realizar ações de longo prazo para gerar resultados concretos e a Blitz da Biodiversidade é uma delas.

Tags:,