Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/biblioteca-sedia-exposicao-de-quadros-do-artista-eduardo-lages/
Acessado em: 17/01/2026 - 19h31

Biblioteca sedia exposição de quadros do artista Eduardo Lages

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Os sorocabanos já podem conferir, gratuitamente, uma exposição de quadros do artista plástico Eduardo Lages que acontece na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a mostra possui nove telas pintadas na técnica óleo sobre tela.

Na exposição, os visitantes poderão conhecer obras como “Gata Malhada”, ”Retalhos”, “Borboletas e Flores”, “Borboleta Negra”, “Borboletas”, “Borboleta e Flor”, “Falésia, mar e gaivota”, entre outras produzidas pelo artista.

Natural de Rancharia, Eduardo Lages é artista plástico catalogado e há anos vive em Sorocaba, onde fixou residência e começou a trilhar seu caminho na arte. Tudo começou por acaso, ainda na adolescência, ao pintar uma ave para um concurso da escola onde estudava.

Em sua primeira fase, ao pintar o impressionismo, inspirava-se em obras dos grandes mestres da pintura, como Monet, Manet, Van Gogh, entre outros. Mesmo nas fases seguintes, ao pintar desenhos geométricos, cenas do cotidiano, objetos, animais e natureza de forma geral, essa inspiração sempre esteve presente. Em sua jornada diária de trabalho solitário entre pincéis, paletas e tintas, tem sempre como companhia a música erudita.

Eduardo Lages define-se, hoje, como um pintor sem estilo e sem rótulos, porque pinta o que sua inspiração pede no momento que pega em seus pincéis. Seus trabalhos são feitos em tinta a óleo e nunca usa cores puras. Sua forte ligação com a natureza o inspira a pintar pássaros, borboletas e flores com imagens sobrepostas.

Algumas de suas obras possuem mais de 1.700 variações de cores. Ao serem admiradas, encantam pela riqueza de detalhes e cores alegres, revelando formas diferentes para cada admirador, parecendo ter movimento como em um caleidoscópio.

O artista plástico passou algum tempo na Europa visitando museus, admirando de perto as obras de seus ídolos. Também teve algumas de suas telas expostas em Portugal e em Paris, na “Semaine d’art Brésiliense à Paris”, na Galerie Artitude. Além de vender obras no Brasil, parte de seus trabalhos é vendida na Europa e Estados Unidos.

Em outubro de 2015 o artista recebeu a medalha “Lagrima da Terra”, oferecida pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e outorgada pelo Governo do Estado de São Paulo em reconhecimento pela doação do quadro no qual retrata a casa onde viveu o historiador e Monsenhor Aluísio de Almeida, hoje sede oficial do Instituto.

A exposição poderá ser conferida até o dia 11 de dezembro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, e aos sábados, das 13h às 16h50. A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1955.