Evento é gratuito e aberto ao público
A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” sediará, na próxima quarta-feira (dia 16), atividade do Projeto “Viagem Literária”, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Às 15h, a escritora Indigo vai fazer um bate-papo com alunos do 3º ano da E.M. “Getúlio Vargas”. Já às 19h, estudantes do 1º ano do Ensino Médio da mesma unidade participarão de uma conversa com o escritor Ricardo Lísias.
Realizado em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o “Viagem Literária” existe desde 2008 e visa aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão, com vistas a incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura no Estado de São Paulo.
Para isso, o projeto promove diálogos que dinamizam a programação cultural das bibliotecas municipais. Cada encontro é uma oportunidade de interação entre o público e aqueles que criam, recriam e protagonizam as histórias que expressam e constroem a cultura brasileira.
As atividades são gratuitas e não há necessidade de inscrição individual prévia. A Biblioteca Municipal fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1955.
Sobre os escritores
Nascida em Campinas, Indigo é escritora e jornalista pela Mankato State University (EUA). Sua literatura teve início na internet, no século passado. É autora de “As Aventuras de Glauber e Hilda”, “Um Dálmata Descontrolado”, “Um Pinguim Tupiniquim”, “A Maldição da Moleira”, “Perdendo Perninhas”, entre muitos outros. Foi vencedora do 1º Prêmio Literatura Para Todos (MEC), na categoria contos com o livro “Cobras em Compota”, que teve tiragem de trezentos mil exemplares.
Já o escritor Ricardo Lísias é paulistano e estreou na literatura em 1999, com o romance “Cobertor de Estrelas” (Rocco), que escreveu enquanto cursava Letras na Unicamp. Em 2007 lançou “Duas Praças” (Globo), obra vencedora do Prêmio Portugal Telecom. Foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2008, com “Anna O. e Outras Novelas” (Globo). Em 2010 foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com “O Livro dos Mandarins” (Alfaguara) e, em 2013, com o “Céu dos Suicidas” (Alfaguara). Este romance foi vencedor do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte. Pela Alfaguara publicou também “Divórcio” (2013) e “Concentração e Outros Contos” (2015). Seus livros e textos estão traduzidos – ou em processo de tradução – para o inglês, francês, espanhol, galego, alemão, japonês e hebraico.