Biblioteca Infantil tem programação especial voltada a Monteiro Lobato
Atividades oferecidas pela unidade, ligada à Secult, ocorrem em comemoração ao Dia do Livro Infantil
A Biblioteca Infantil Municipal está com programação especial em abril, para comemorar o Dia do Livro Infantil (18 de abril). A unidade, ligada à Secretaria da Cultura (Secult), preparou uma série de atividades, todas gratuitas, alusivas ao escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948), o grande homenageado nessa dia.
A Biblioteca oferece atividades de dobraduras, baseadas nas histórias de Lobato, destacando alguns de seus personagens e textos infanto-juvenis. A dobradura, milenar arte oriental de dobrar o papel, será utilizada como uma divertida brincadeira na qual os participantes confeccionarão figuras e objetos simples, ouvindo e brincando com histórias do escritor paulista. As vagas são limitadas e as oficinas são destinadas a crianças de 7 a 10 anos. Elas acontecem nos dias 20 e 27, das 9h às 10h e das 14h às 16h.
Outra iniciativa alusiva à data e que pode ser conferida pelo público em abril será a Exposição “Monteiro Lobato, o Escritor de Muitas Ideias”. A mostra aborda a vida e a obra do escritor, bem como suas ideias e polêmicas.
Projeto Leituras
Monteiro Lobato também é o destaque no “Projeto Leituras”, que busca despertar o interesse pela leitura por meio de apresentação e leitura de trechos ou na íntegra de obras previamente selecionadas.
Nesta quarta-feira (dia 15), das 15h às 16h, será possível apreciar “A Moura Torta e Outras Histórias recontadas por Lobato”. A obra traz contos tradicionais do Brasil, recolhidos por Silvio Romero e recontados por Lobato no livro “Histórias de Tia Nastácia”. São histórias de encantamento, príncipes, princesas e monstros.
No dia 22, no mesmo horário, ocorre a leitura dos contos “Urupês” e “Velha Praga”, obras também de Lobato. São dois contos geniais nos quais o escritor, de forma contundente, apresenta o caipira paulista do Vale do Paraíba, ironizando acidamente sua condição. O texto de “Velha Praga” causou tamanha agitação no Brasil no início do século XX e até hoje mantém sua força literária, apesar dos exageros que Lobato, posteriormente, se desculpa.
A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673 – Centro. Mais informações pelo telefone 3231-5723.
Tags:Biblioteca Infantil, Biblioteca Infantil, Cultura, Cultura
