Biblioteca Infantil tem oficina mensal de culinária para crianças

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

De longe dava para ouvir o burburinho. A tarde desta quarta-feira (20) na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury” foi animada para 20 crianças de 7 a 12 anos que participaram da edição especial de férias da oficina infantil de culinária. Mas quem não conseguiu vaga desta vez terá outras oportunidades para participar, pois a atividade faz parte da programação mensal da biblioteca.

A oficina desta quarta-feira teve duração de duas horas e a criançada aprendeu a fazer lanche natural. Enquanto alguns pais, do jardim espiavam a atividade, as crianças faziam pão integral e hambúrguer de soja, que puderam ser degustados no final da atividade. As oficinas culinárias são realizadas no quintal, numa cozinha típica do interior com panelas de ferro, mesas cobertas com toalhas de chita e muito verde ao redor.

Com bandanas na cabeça e aventais coloridos os “pequenos chefes” colocaram a mão na massa. A cada etapa da receita as crianças se divertiam. Quebrar os ovos na tigela rendeu gargalhadas, pois muitas crianças nunca tinham feito isso antes. “Essa é a proposta da nossa oficina, juntar o aprendizado a diversão”, comenta a arte-educadora Paula Cristina Minatogawa.

Lucas Eduardo Gomes de Moraes, 7 anos, era um dos mais animados. Contou que já tinha ajudado a mãe a fazer pão. “Os meus pães ficam bonitos, bem lisinhos”, conta. Paula e mais duas ajudantes explicavam para as crianças o passo a passo e ensinavam a importância da alimentação saudável. Nicole dos Santos Oliveira aprendeu a diferença entre farinha comum e a de trigo: “A escura é mais saudável”, comenta. Já Júlia Eduarda de Mello, 8 anos, não conhecia a Biblioteca Infantil e gostou do local.

A Secult destaca no início de cada mês é divulgado o calendário a programação das atividades da Biblioteca Infantil, inclusive com a data da oficina de culinária. Basta ficar atento às datas e, quando necessário, ao prazo de inscrição. A Biblioteca Infantil fica na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações: (15) 3231-5723.

Tags:,