Biblioteca é opção de diversão nas férias
Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br
A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” (BMS) se tornou uma boa opção de lazer e diversão nessas férias. O local está sendo frequentado principalmente por crianças, mas os pais também estão aproveitando o espaço.
A estudante Ana Laura Cerqueira Ribeiro, de 9 anos, foi até o local na tarde desta sexta-feira (08) para retirar um livro. “Eu gosto muito de ler e escrever. É muito bom para imaginação e já escrevi um livro”, conta ela.
Ana Laura estava acompanhada pelo pai, o engenheiro Carlos Ribeiro, 39, que também aproveitou para levar um livro. “É um espaço muito bom. Foi fácil localizar o livro que pretendia”, diz ele.
A Biblioteca Municipal conta com um acervo de 53.000 livros e tem uma área especialmente destinada às crianças. No cantinho infantil, que tem cerca de 400 metros quadrados, estão 22 novas estantes, 10 mesas infantis, 20 cadeiras, além de 25 pufes e mesas e cadeiras para os papais e mamães se acomodarem. “Em 2014 ganhamos um edital estadual e ampliamos a área infantil”, explica o coordenador da BMS, André Mascarenhas.
Quem também estava aproveitando o local com as filhas, e em companhia de uma vizinha, era a funcionária pública Cristina Eide Roque, 47. “É bom trazer as crianças aqui. São novos leitores que precisam adquirir esse hábito de ler”, enfatiza.
Lígia Roque Chaves, 8 anos, disse que gosta muito de frequentar a biblioteca. “Eu já levo livros para ler em casa. Estou lendo a coleção ‘Querido Diário Otário’. É bom para imaginação.” Sua irmãzinha, de apenas 3 anos, aproveitava também para ver os livros infantis. “Gosto muito”, e apontou para o livro Gildo, da escritora sorocabana Silvana Rando.
Acompanhando coleguinhas, Ketlyn Luiz Fachetti, 8 anos, estava pela primeira vez nas Biblioteca. “Achei muito legal”, diz ela com um sorriso no rosto.
A Biblioteca Municipal hoje possui cerca de 4.150 obras voltadas a crianças de 1 a 12 anos de idade, entre literatura, histórias em quadrinhos, revistas, livros didáticos, enciclopédias e dicionários. “Nesse período de férias muita gente, além de frequentar o espaço, também aproveita para levar um livro para casa”, explica a bibliotecária Flávia Tamborro.
Como ser sócio
Para usufruir do espaço e fazer a leitura dos livros na própria Biblioteca Municipal não é necessário ser sócio, basta comparecer no horário de atendimento da unidade. Já para fazer o empréstimo de livros é necessário se associar.
Basta comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, levando originais do RG, comprovante de residência atual e uma foto 3X4 recente. A carteirinha é gratuita e fica pronta na mesma hora.
Com a carteirinha em mãos, os munícipes podem fazer o empréstimo de até três livros e permanecer com os exemplares por 15 dias. Caso o tempo não seja suficiente, basta comparecer na biblioteca e renovar pelo mesmo período, o que pode ser feito por até duas vezes.
A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1955.
Tags:Biblioteca, Cultura
