Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/biblioteca-de-sorocaba-ganhara-equipamentos-de-acessibilidade/
Acessado em: 30/11/2025 - 04h41

Biblioteca de Sorocaba ganhará equipamentos de acessibilidade

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

Investimentos no espaço público municipal serão obtidos por meio de edital de acessibilidade do Governo do Estado

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” foi contemplada num edital de acessibilidade do Governo do Estado de São Paulo com o projeto “Acessibilidade: Um Direito de Todos”. Com isso, o espaço público municipal ganhará equipamentos específicos para dar mais qualidade ao atendimento às pessoas com deficiência. A notícia foi recebida pela Prefeitura de Sorocaba na quarta-feira (dia 29), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a participação do governador.

“Com estes equipamentos vamos proporcionar mais melhorias para a nossa biblioteca e, principalmente, às pessoas com deficiência que usufruem deste espaço”, comemora a secretária da Cultura Jaqueline Gomes. Sorocaba foi um dos 55 municípios paulistas contemplados nesse edital da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A inscrição ocorreu em março e ao todo 62 bibliotecas públicas do Estado de São Paulo ganharão equipamentos.

O objetivo do projeto municipal é ampliar o acesso à Biblioteca Municipal; dar novas oportunidades de aprendizado a portadores de necessidades especiais da cidade e região; conscientizar (não deficientes, como professores e servidores públicos) a respeito da importância da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais e incentivar a leitura a esse público.

Para concorrer ao edital, era necessário que a biblioteca possuísse acessibilidade arquitetônica nos seus acessos e espaços internos, como rampas, corrimãos, elevadores e banheiros adaptados, entre outros itens; e estarem cadastradas e com dados atualizados no Sistema de Estado de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB). Os recursos para a premiação são originários de projeto aprovado pelo Fundo de Defesa dos Interesses Difusos, da Secretaria de Estado de Justiça e Defesa da Cidadania.

Equipamentos acessíveis

A Biblioteca Municipal de Sorocaba ganhará um kit composto pelos seguintes equipamentos: ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e um computador.

De acordo com André Mascarenhas, coordenador da BMS, esses novos materiais ocuparão o espaço da Biblioteca Braile. “O nosso espaço é bom, com mesas grandes, com um acervo de 600 livros em braile nos mais diversos gêneros, além de 409 áudio-livros e um aparelho de som com fone”, conta o funcionário da Secretaria da Cultura.

O ampliador automático é um equipamento interessante. “Basta colocar um livro num tipo de um scanner e ele amplia mais de 60 vezes o tamanho da letra, ideal para quem tem visão baixa. O ampliador, inclusive, pode mudar as cores das fontes, para quem tem dificuldade, oferecendo uma melhor leitura”, explica André.

Outro material da Biblioteca Municipal será o scanner leitor de mesa, que acoplado ao computador e ao software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA, poderá fazer a leitura de voz de qualquer livro da unidade para a pessoa com deficiência. “Qualquer folha que você escanear neste equipamento será lida. Assim, eles poderão ter acesso a outros materiais da nossa biblioteca, sem ser apenas as publicações em braile”, destaca o coordenador da BMS. O teclado ampliado e o mouse estacionário são de tamanhos maiores, para facilitar o acesso a quem tem baixa visão.

De acordo com informações do Governo do Estado, os equipamentos estão em processo de compra pela empresa ganhadora da licitação e devem ser entregues em até dois meses. Dois funcionários da Biblioteca Municipal serão treinados quanto à utilização correta dos novos equipamentos.