A fase de preenchimento do Cadastro Único do Governo Federal e de entrevista social, dirigida aos munícipes de Sorocaba sorteados para moradias no Residencial Jardim Altos do Ipanema (conhecido como Altos do Ipanema II), termina nesta sexta-feira (15). Desde o dia 4 de julho, esse atendimento é realizado diariamente, com horário marcado, na unidade descentralizada da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), que fica na Avenida Afonso Vergueiro, 1.238 (antigo CEI-16).
As entrevistas são para cadastrado de 491 munícipes contemplados, uma vez que dos 500 sorteados para receber os apartamentos remanescentes, 09 foram excluídos do programa por constarem em cadastro do governo como moradores de outros municípios.
Não é preciso entregar todos os documentos novamente. Nesta fase, os sorteados assinam a “Declaração de Beneficiário” e são informados que, em caso de informações falsas, serão configurados crimes de falsidade ideológica e estelionato, sendo que o munícipe estará sujeito a inquérito policial.
“Todos esses cuidados são para que o programa mantenha seu caráter social e, de fato, atenda famílias de baixa renda que não têm outro imóvel”, explica Bianca Marchesin Bottosso, chefe de Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Sócio-Habitacional.
Na espera pelo atendimento, a ajudante Marilene de Oliveira, 47 anos, não escondeu a ansiosidade: “É uma felicidade que é difícil descrever”. Ela sempre pagou aluguel e quando pegar as chaves da nova moradia vai se mudar com o filho de 16 anos e mais dois irmãos. A merendeira Elidi Francinete Rocha, 44 anos, é outra entusiasmada: “Já estou pensando como vou ajeitar tudo; como farei a decoração do quarto dos meus filhos”.
Apartamentos
O condomínio Jardim Altos do Ipanema fica na margem da Rodovia Emerenciano Prestes de Barros. São 2.160 apartamentos de 47 m², divididos em sala, cozinha, banheiro e dois quartos, além de vaga de garagem. A Caixa Econômica Federal é a financiadora e cerca de 94% do valor do imóvel é subsidiado pelos governos Federal (Minha Casa Minha Vida) e Estadual (Casa Paulista).
A Sehab esclarece que os beneficiários do programa habitacional precisam ficar atentos às próximas fases do processo para entrega dos apartamentos, que serão divulgadas por meio de publicação no jornal “Município de Sorocaba” e no site habitacao.sorocaba.sp.gov.br. Caso todas as exigências nãos sejam cumpridas, o munícipe é desclassificado do programa.