Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/bem-estar-do-cuidador-da-pessoa-com-deficiencia-e-tema-de-encontro/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h47

Bem-estar do cuidador da pessoa com deficiência é tema de encontro

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

De uma forma lúdica, por meio de dinâmicas e bate-papo descontraído, a Prefeitura de Sorocaba promoveu na tarde desta quinta-feira (dia 22) um encontro gratuito parar tratar sobre o bem-estar dos cuidadores de pessoas com deficiência. A ação ocorreu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e fez parte da programação especial em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).

Realizado pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Divisão de Educação Especial da Secretaria da Educação (Sedu), o objetivo foi de levar informações e promover a troca de experiência entre os cuidadores, que zelam pela pessoa com deficiência.

Após se apresentarem e conhecerem a história do cada um, numa das dinâmicas realizadas, os participantes receberam um papel em branco e, com recorte de revistas, fizeram colagens de imagens e palavras que expressassem o sentimento de cada um naquele momento. “É importante falar o que estamos vivendo e sentindo e, muitas vezes, é difícil encontrar alguém que possa nos ouvir e nos orientar. Este é o momento de vocês”, destacou a terapeuta ocupacional Adriana Publio, da Secretaria da Educação.

De acordo com a profissional, momentos como este são importantes para um cuidador da pessoa com deficiência porque quando uma pessoa precisa cuidar de outra, muitas vezes ela acaba esquecendo-se dela mesma, deixando sonhos, vontades e necessidades para um segundo plano, por se sentir sobrecarregada.

“A gente precisa estar bem para cuidar do outro. E esse trabalho é um resgate da autoestima e dos próprios sonhos deles. É a hora que eles podem parar e pensar o que querem para a vida, sem cobranças. O cuidador normalmente acha que tem que ser firme e forte. Aqui queremos despertar uma luz para que eles saibam que existem e podem pensar em si mesmo”, garante a terapeuta ocupacional.

Amor e paciência

A munícipe Sandra Pereira, moradora da Vila Fiori, é cuidadora de seu filho Willy Gabriel, de 15 anos de idade, e foi uma das participantes do encontro lúdico. Ela descobriu que seu filho tinha autismo quando ele atingiu os 4 anos e desde então se dedica a esta atividade, que requer amor e paciência. “Faço o que posso e o que não posso para cuidar dele e sempre acho que é pouco, que estou devendo, mas faço tudo com muito amor e dedicação”, conta.

Ela foi convidada pela sua amiga a participar do evento. “Achei muito bom e importante, porque eu vivo pra ele e muitas vezes esqueço de mim mesma, que posso sorrir, realizar sonhos e ser feliz. Estou me sentindo muito melhor do que quando cheguei e quero vir outras vezes sim”, confessa.

Conforme a coordenadora da Pessoa com Deficiência, Sandra Mara de Moraes, a ideia é fazer este encontro a cada mês. O próximo será em outubro, em data a ser divulgada em breve. Mais informações pelo telefone (15) 3224.4636.