Em torno de 150 crianças, de 4 meses a 3 anos de idade, matriculadas no Centro de Educação Infantil “Reynaldo D’Alessandro” (CEI-63), no Alto da Boa Vista, receberam na manhã desta terça-feira (dia 11) atividades lúdicas de Educação Ambiental sobre a importância da arborização urbana.
Oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação visou sensibilizar os alunos da rede municipal de ensino e foi direcionada não apenas às crianças, mas também aos bebês. Para cada faixa etária, a equipe de Educação Ambiental utilizou estratégias diferentes de conscientização.
As classes do berçário e da creche I ouviram o conto “Juca e a Árvore”, de autoria da funcionária da Sema, Carolina Barisson, que aborda a relação de um menino com uma árvore, utilizando fantoches. Nas salas da creche 2 e 3, além da história, as crianças receberam pintura corporal de uma árvore e ajudaram na implantação de uma horta no CEI. Elas plantaram mudas de salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão e orégano.
“É importante envolver os bebês neste tipo de ação, pois os estímulos são importantes para o aprendizado da criança. Na contação de história, o tom de voz, os timbres, a linguagem, os movimentos dos fantoches são de extrema importância, pois chamam a atenção das crianças”, destaca Carolina. “É um estímulo à imaginação e aumenta o vocabulário das crianças, além de favorecer a curiosidade sobre a linguagem e também estimular a audição dos bebês”, explica a funcionária.
Para a diretora Ida Magali Blaz Martinez, a ação da Secretaria do Meio Ambiente foi muito interessante. “Muitas pessoas acham que os bebês não entendem nada, mas eles entendem sim. Nossa função é estimular e desenvolver os sentidos deles, unindo o lúdico à aprendizagem. Isso pode ser feito através da música e da contação de história, por exemplo.” O CEI-63 trabalha com seus alunos por meio de um projeto anual de Educação Ambiental, com coleta seletiva, implantação de horta e plantio de flores.
Escolas e outros grupos interessados em receber a ação educativa, gratuitamente, devem entrar em contato pelo e-mail sema@sorocaba.sp.gov.br[1] , ou pelo telefone (15) 3238.2366, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.