Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/bate-papo-vai-relembrar-os-30-anos-da-biblioteca-infantil/
Acessado em: 19/01/2026 - 20h45

Bate-papo vai relembrar os 30 anos da Biblioteca Infantil

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Biblioteca Infantil

A Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury” vai completar 30 anos no dia 15 de agosto, mas as comemorações já começaram. Todos os meses uma personalidade ligada à vida cultural de Sorocaba é convidada para um bate-papo. Nesta quarta-feira (13), a conversa é com o historiador José Rubens Incao, que é o diretor da instituição.

José Rubens vai destacar como surgiu esse espaço dedicado às crianças e relembrar as atividades pioneiras, como a gibiteca e a brinquedoteca. Também será homenageada a bibliotecária Marisa Pellegrini, que foi idealizadora da Biblioteca Infantil.

Hoje, o acervo conta com cerca de 18.500 livros, além de revistas, discos, brinquedos, obras de artes, objetos e documentos. Preserva a memória de historiadores, escritores e artistas, como Waldemar Iglésias Fernandes, Benedito Cleto, Landa Lopes, Porphirio Rogich Vieira e Carlos Castelhano, além das coleções “Memória da Infância” e “Memória do Circo”.

A Biblioteca Infantil está sempre inovando. Todos os anos surgem novos projetos e alguns se tornaram clássicos. Exemplos são as oficinas de culinária regional, as aulas de dobradura e o “Encontros com o mito”, que é uma atividade direcionada aos jovens na qual um personagem de livro é explorado de forma lúdica, numa roda de conversa. “Temos vários frequentadores que vinham quando crianças e hoje trazem os seus filhos”, comenta o diretor.

A Biblioteca Infantil funciona num casarão antigo, com amplo quintal que também é utilizado para brincadeiras com as crianças e apresentações musicais. Nos fundos, uma estrutura com lona e picadeiro garante espaço para atrações circenses, que sempre marcam presença.

Para saber mais sobre esse patrimônio de Sorocaba, basta comparecer à Biblioteca Infantil nesta quarta-feira (13), das 19h às 20h30. O endereço é Rua da Penha, 673, no Centro. A entrada é gratuita.