Próxima atividade acontecerá na sexta-feira (dia 9), no Território Jovem Aparecidinha
Alunas do curso de pintura em tecido do Centro Comunitário Iporanga II participaram na tarde desta quarta-feira (dia 7) de um bate-papo sobre a dengue. Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o trabalho educativo é para conscientizar a população do bairro da importância de realizar vistorias semanais nas residências para eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Durante o bate-papo, Fernanda Meira, coordenadora da unidade, falou sobre os sintomas da dengue, como febre alta, forte dor de cabeça, náuseas e vômitos, entre outros. Ela também abordou a questão da imunidade, tratamento e principalmente a prevenção.
“Temos que tomar os cuidados em casa semanalmente, por isso é importante que cada um cuide do seu espaço. Não adianta querer que apenas a Prefeitura faça a sua parte, se não ajudarmos não adianta”, reforçou Fernanda Meira.
A professora de pintura Leda Nassif Valezin também participou do bate-papo e contou a sua experiência. “Eu não levava a sério este problema da dengue. Até que uma vizinha teve dengue hemorrágica. Ela morava na Vila Assis, foi a primeira morte por dengue neste ano. As pessoas não dão bola, mas é uma doença extremamente séria”, enfatizou.
Uma das alunas de pintura em tecido que participou da ação educativa foi a dona de casa Denilza Amorim de Oliveira. “Acho importante ter este tipo de conversa, minha cunhada teve dengue neste ano e precisou ser atendida na UPH Zona Leste, não foi fácil, pois ela tem problemas cardíacos e faz parte do grupo de risco, mas ela ficou bem”, afirmou a munícipe. E ela dá o exemplo na comunidade, não deixando água parada em vaso de plantas, cuidando do ralo do banheiro e não guardando garrafa vazia virada para cima.
Quem também esteve presente foi a dona de casa Maria Jesus Santiago, a qual reclamou que nem todos os moradores do bairro colaboram na prevenção à dengue. “Minha cunhada teve dengue, eu tive apenas suspeita. Mas aqui as pessoas não colaboram, não adianta só eu fazer a minha parte, todos têm que ajudar”, ressaltou. “Deus me livre de ter dengue, eu sempre vejo se tem algum objeto acumulando água. Esta semana mesmo fizemos uma limpeza, pois as pessoas jogam lixo no meu terreno”, completou.
Ação educativa continua
Assim como no Centro Comunitário Iporanga II, as unidades do Território Jovem também estão recebendo atividades com o objetivo de envolver os adolescentes como protagonista de ações de combate à dengue em sua própria comunidade.
Para isso, são realizadas palestras e mutirão dos jovens pelas ruas dos bairros, para o recolhimento de materiais que possam armazenar água parada e servir de foco do mosquito da dengue.
O Território Jovem Ana Paula Eleutério (Habiteto) recebeu a ação no último dia 1º outubro, com aula de desenho e exposição dos trabalhos com a temática dengue. Na última segunda-feira (dia 5), os jovens do Ipiranga participaram de um bate-papo e fizeram mutirão pelas ruas do bairro.
Seguem as próximas ações de combate à dengue em outubro:
Dia 09/10
TJ Aparecidinha
Bate-papo sobre Dengue e possibilidades de combate.
Horário: das 18h às 19h
Dia 13/10
TJ Cajuru
Bate-papo sobre Dengue e mutirão pelo bairro.
Horário: das 8h às 9h
TJ João Romão
Bate-papo sobre Dengue e mutirão pelo bairro.
Horário: das 9h às 10h
Dia 14/10
TJ Maria Eugênia
Oficina de desenho sobre Dengue e mutirão colando os cartazes pelo bairro.
Horário: das 14h às 15h
Dia 21/10
TJ Nova Esperança
Palestra sobre Dengue.
Horário: das 13h30 às 14h30