Bate-papo na Casa 52 terá como tema o escritor Mário de Andrade

Neste sábado (dia 7), a partir das 9h, a Academia Sorocabana de Letras (ASL) promoverá um bate-papo sobre a vida e a obra do escritor Mário de Andrade na Casa 52. A atividade conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e a entrada é gratuita.

O objetivo é aproximar os sorocabanos do artista brasileiro, já que neste ano completa 70 anos da morte de Mário de Andrade. O evento faz parte de um projeto que a ASL realizará durante todo o ano para tratar sobre o artista que ajudou a moldar a cultura brasileira. Os encontros ocorrerão em duas quartas-feiras por mês, às 19h30. 

Para Geraldo Bonadio, presidente da Academia Sorocabana de Letras, o reconhecimento da importância de Mário de Andrade aumenta continuamente. “Em todos os campos em que Mário atuou, e foram muitos, sua contribuição é cada vez mais admirada”, destaca. 

Poeta, cronista e romancista, crítico de literatura e de arte, musicólogo e pesquisador do folclore brasileiro, Mário de Andrade nasceu em 1893, em São Paulo, e deu início à carreira com a publicação do livro “Há uma gota de sangue em cada poema” (1917). 

O artista foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, e no mesmo ano lançou “Paulicéia Desvairada”, um marco na literatura moderna brasileira.

Mário de Andrade também deixou um número enorme de documentos, fichas de anotação e textos iniciados, além de uma bibliografia imensa com notas e esquemas lançados à margem, que funcionariam como fontes do seu projetado Dicionário Musical Brasileiro.

Quase quarenta anos depois a Universidade de São Paulo (USP), através do Instituto de Estudos Brasileiros, iniciou a tarefa de concluir o trabalho. “O livro foi lançado em 1989 e possui mais de 700 páginas e um universo que espraia, além do terreno da musicologia, pelo do folclore, da antropologia e da história”, conta Geraldo Bonadio.

A ASL, inclusive, já fez sua homenagem e instituiu há alguns anos a Cadeira Mário de Andrade, que confiou à acadêmica Cleide Riva Campelo.

A Casa 52 está localizada junto ao Chalé Francês, em frente à Estação Ferroviária. Informações pelo telefone (15) 2104.9229.

 

Tags:, , , , ,