A Secretaria da Cultura (Secult) realiza nesta quinta-feira (30), das 14h às 16h, a última edição do bate-papo gratuito sobre Tropeirismo, como historiador Sergio Coelho de Oliveira, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. O tema será “Os vestígios da Sorocaba Tropeira nos dias de hoje”.
A atividade integra o projeto Encontros com o Mito, que neste mês de maio está com a temática tropeira. O objetivo da atividade semanal é incentivar o hábito pela leitura e apresentar diferentes histórias ao público com idade a partir de 14 anos de idade, sob a coordenação do historiador José Rubens Incao.
Dá para sentir ainda hoje que Sorocaba, capital da economia tropeira, nos séculos XVIII, XIX e XX, não se desligou ainda dessa saudável tradição. O sorocabano gosta de andar a cavalo, curte o andamento de uma mula, aprecia um churrasco e um feijão tropeiro e tem o falar manso do peão que ficava dois meses no lombo de um burro.
Tem muitos seleiros e artesãos do couro, tem fabricantes de facão, atividade hoje marcada pelo nome pomposo de cutelaria. Está lá a ponte, que dividia o Brasil tropeiro do norte e do sul, estão lá ainda os largos das tropas, como o do canhão, por exemplo. A rua da Contagem é hoje uma avenida (São Paulo).
De acordo com a Secretaria da Cultura, não há necessidade de inscrição prévia. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231-5723.
Muito mais por Sorocaba!