Bate-papo com grafiteiro acontece quinta-feira na Biblioteca
Por: Natasha Amaral (programa de estágio) Supervisão: Simone Sanches
Com o objetivo de expor todo o processo criativo das artes que estão na exposição “O Híbrido” na galeria da Biblioteca Municipal, a Secretaria de Cultura e Turismo realiza um bate-papo com o artista contemporâneo William Ferreira, nesta quinta-feira (20), às 19h, na Biblioteca Municipal de Sorocaba. A entrada será gratuita.
Sorocabano de 33 anos, Will Ferreira, como é conhecido, tem como suporte em seus trabalhos o grafite em tela e acrílico, a mistura de pigmentos e spray, e também incorpora retalhos e recortes de jornais para aplicações sobrepostas de estêncil em suas artes. Em 2016, teve reconhecimento pela pintura da Pá eólica implantada na Praça da Biodiversidade em Sorocaba e trabalhou como arte-educador com a Oficina de Arte Urbana no Circuito Sesc de Artes em diferentes cidades do estado de São Paulo.
Com técnicas clássicas da pintura em tela, Will procura misturar características da arte de rua, usando como tema principal o questionamento das relações humanas quanto ao progresso e o meio ambiente. Entre 2011 e 2014, participou de exposições em diversos lugares da cidade, além de prestar serviços para Prefeituras da região como Votorantim, Jundiaí, São Roque, Campinas e São Paulo.
Desde 2014, Will iniciou o projeto “Fite” que vem da palavra “fitar”, em parceria com o artista Michel Japs, que se uniram pela semelhança em seus projetos de arte e também pela evolução natural após uma parceria de trabalho. O projeto tem como objetivo básico, atender as necessidades de manter a produção artística do grafite, a fidelidade com a história original desta arte, procurando sempre se adaptar de uma maneira que ocorra uma interação do grafite em locais internos e não somente nas ruas.
No encontro, Will pretende contar sobre o atual projeto com o Michel, obras que estão desenvolvendo, explicar sobre todo o processo de criação, além de falar sobre os desafios que é sobreviver da arte na cidade.
Sobre a exposição
Junto com o bate-papo, as obras da exposição “O Híbrido” do artista, podem ser conferidas até o dia 30 de julho. No encontro com os artistas, eles prometem explicar os significados de alguns símbolos usados nas pinturas.
A exposição mostra personagens inspirados em um ser humano confuso, programado, tomado por seus afazeres, lutando para se adaptar e sobreviver em uma sociedade tecnológica que está em constante mutação, com uma visão pessoal que não oferece solução para os problemas decorrentes deste progresso.
As telas e acrílicos possuem desenhos de máscaras, que simbolizam a adaptação que o ser humano é capaz de fazer, a tecnologia é mostrada como pontos em que uma vida é acabada quando uma máquina começa. Os trajes dos personagens traz elementos que nota-se a trajetória do homem em diversas épocas e por fim, o mundo em que foram retratados pertencem ao irreal, em que interagem com sentimentos e impressões da realidade mas transformados dentro dos limites racionais, técnicos e sonhos.
A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” fica na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista, ao lado do Paço Municipal.
Tags:Cultura
