Entre rimas e sons que caracterizam a cultura do Rap, neste domingo (12), das 19h às 22h, a Batalha das Mulheres denominada Beco das Mina ocupará a Praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba.
Com o objetivo de enfatizar o empoderamento feminino e valorizar cada vez mais a participação das mulheres no universo do rap, o projeto Beco das Mina foi idealizado em maio deste ano pela estudante Letícia Ferreira e conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).
“Tudo começou através de uma seletiva da batalha do rimaria, quando uma das vagas foi destinada para uma mulher. Então junto com alguns amigos, tive a ideia de criar um evento do gênero só para mulheres. A intenção do projeto é que elas também possam se expressar. Acho importante essa parceria com a Secultur tanto pelo suporte estrutural oferecido por eles, quanto pelo apoio, crescimento e valorização das MCs”, afirma Letícia.
O Rap surgiu no Brasil em 1986, na cidade de São Paulo. O contexto social servia de manifesto aos jovens que presenciavam a desigualdade social vivida nos bairros periféricos. Geralmente, o estilo musical é cantado por MCs que se responsabilizam pela letra cantada.
“Também participo das batalhas. Os temas que utilizamos geralmente são poesias de resistência relacionadas à resistência negra e à luta feminista”, finaliza.
A batalha de rimas será realizada uma vez por mês na Praça Frei Baraúna, localizada no Centro de Sorocaba. As mulheres interessadas em participar devem comparecer no dia e local do evento para falar com com uma das organizadoras. Mais informações pelo telefone (15) 3211-1143.