Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/barracao-cultural-tera-oficina-gratuita-de-formacao-cineclubista/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h50

Barracão Cultural terá oficina gratuita de formação cineclubista

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Iniciativa é uma parceira da Secult e do MIS. O Prazo de inscrição começa na segunda-feira (dia 30)

No dia 14 de junho, das 18h às 22h, pessoas com mais de 13 anos de idade poderão participar de uma oficina gratuita de formação cineclubista, com a produtora cultural e fotógrafa Dilvania Santana, no Barracão Cultural, localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (dia 30), das 9h às 16h, pelo telefone (15) 3212.7280, ou pessoalmente no Palacete Scarpa.

Iniciativa do Museu da Imagem e do Som, de São Paulo (SP), e realizada no município pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Núcleo de Pesquisa e Formação Cultural da Secretaria da Cultura (Secult), a atividade integra a programação do Pontos MIS em Sorocaba.

A oficina visa auxiliar aos participantes na criação de espaços alternativos para exibição de filmes e debates. Para isso, será feita uma apresentação do movimento cineclubista, contando desde o surgimento do cinema à retomada nos dias atuais.

Na ocasião, os alunos ainda poderão simular a criação de um cineclube desde a ideia à concepção, incluindo como fazer pesquisa, programação, divulgação, exibição, debates e registros. Para colaborar com essa imersão serão exibidos trechos de filmes clássicos e contemporâneos do cinema nacional e mundial. Os participantes que desejarem poderão levar trechos de seus filmes favoritos para serem exibidos durante a oficina.

Dilvania Santana estudou Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Unip. Como produtora, participou dos longas-metragens “Um Homem de Moral”, de Ricardo Dias; “Tokiori Dobras do Tempo”, de Paulo Pastorello; da segunda temporada da Série “Hiperreal”, de Kiko Goifman; “Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas”, “ Alphonsinho – o Inventor” e “ Baú de Lu”, de Victor-Hugo Borges, dentre outros.

Ela já participou da equipe de produção das oficinas Kinoforum, trabalhou em festivais de cinema, entre eles: Mostra Internacional de Cinema, Traffic – Festival de Cinema Asiático, Festival MIX Brasil, Retrospectiva da Semana dos Realizadores em São Paulo e da 1ª Semana de Cinema Boliviano de São Paulo. Integra a equipe multidisciplinar do Festival PopPorn e fez parte da equipe de produção do Programa Pontos MIS. Como fotógrafa, realiza trabalhos de still, making off, retratos, ensaios e trabalhos autorais.

De acordo com a Secretaria da Cultura, serão oferecidas 30 vagas, preenchidas por ordem de chegada. Mais informações, também pelo telefone (15) 3212.7280 ou pelo e-mail nfc@sorocaba.sp.gov.br[1]. O Palacete Scarpa está localizado na Rua Souza Pereira, 440, no Centro.

Endnotes:
  1. nfc@sorocaba.sp.gov.br: mailto:nfc@sorocaba.sp.gov.br