Barracão Cultural tem sessões de cinema nesta quarta-feira
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Os sorocabanos vão poder conferir nesta quarta-feira (dia 24) o curta-metragem “Pax” (2005) e, em seguida, o longa “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (2001), no Barracão Cultural, localizado ao lado da Estação Ferroviária. Os filmes serão exibidos gratuitamente às 10h, às 15h e às 19h.
As exibições ocorrem dentro da programação do Programa Pontos MIS – uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.
Com direção de Paulo Munhoz, “Pax” conta a história de quatro religiosos – um padre, um xeque, um rabino e um monge – que se reúnem para discutir a violência do mundo atual e tentar encontrar uma resposta para isso. A classificação etária é livre.
Já “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, dirigido por André Klotzel, tem o roteiro baseado na obra do escritor Machado de Assis. Após sua morte, em 1869, Brás Cubas, disposto a se distrair um pouco da eternidade, decide narrar suas memórias e revisitar os fatos mais marcantes de sua vida. E é com desconcertante sinceridade que Brás Cubas conduz o espectador à sua infância e juventude, relembrando incidentes familiares, personagens como o amigo Quincas Borba, e sua tumultuada vida amorosa. Abordando o cotidiano ou acontecimentos nacionais, na vida ou na morte, Brás Cubas alterna ironia e amargura, melancolia e bom humor. Em qualquer estado de espírito, ele nos surpreende pela irreverência e lucidez devastadora. A classificação etária é de 12 anos.
O longa-metragem é baseado numa das obras literárias clássicas que é leitura obrigatória em vestibulares de faculdades e universidades de todo o país. Escolas públicas e particulares e outros grupos interessados em conferir os filmes podem reservar lugares, pelo telefone (15) 3212.7280. O atendimento ocorre das 9h às 16h.
O Barracão Cultural tem capacidade para 50 pessoas e está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária.
Tags:Barracão Cultural, Cultura
