Avenida Itavuvu terá faixa exclusiva para ônibus a partir de fevereiro

Por: Fabiana Sorrilha - comunicacao@urbes.com.br

A Prefeitura de Sorocaba coloca em operação mais uma faixa exclusiva para priorizar o transporte coletivo e a partir de 1º de fevereiro a Avenida Itavuvu contará com esse sistema em ambos os sentidos de tráfego. O trecho da faixa exclusiva que entrará em operação é o compreendido entre Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte e a Área de Transferência da Avenida Itavuvu, totalizando sete quilômetros de extensão nos dois sentidos de circulação.

Desta forma, Sorocaba passará a ter quatro faixas exclusivas: nas Ruas Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo e nas Avenidas General Carneiro e Itavuvu, totalizando catorze quilômetros de extensão.

A faixa exclusiva na Avenida Itavuvu também operará das 6h às 8h e das 17h às 19h, como acontece nas outras.O objetivo é privilegiar o deslocamento dos modais do transporte coletivo. Treze linhas do transporte coletivo municipal utilizarão a nova faixa exclusiva.

Quem pode utilizar: o transporte coletivo urbano, transporte especial, fretamento com passageiros, taxis com passageiros, transporte escolar com passageiros, transporte intermunicipal e suburbano e veículos em operações emergenciais como ambulâncias, bombeiros e viaturas de polícia, conforme prevê o artigo 29, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A faixa também pode ser utilizada por bicicletas que tenham a partir do aro 20.

Redução de velocidade: a velocidade máxima permitida na faixa da direita, que receberá a faixa exclusiva, será diminuída de 60 km/h para 50km/h visando a segurança principalmente dos pedestres e ciclistas, estes últimos também utilizarão esta faixa para circulação, em compartilhamento com o transporte coletivo.

Sinalização diferenciada: a via receberá 263 placas de regulamentação e advertência e 2.400m² de sinalização de solo diferenciada (azul) que indicará a presença da faixa exclusiva. A avenida possui câmeras de monitoramento e é acompanhada em tempo real pelos agentes de trânsito da Urbes que estão no Centro de Controle Operacional (CCO).

Proibição de circulação e estacionamento: nos períodos de pico, entre 6h e 8h e entre 17h e 19h, não é permitida a circulação de motocicletas, veículos de passeio, utilitários e caminhões na faixa exclusiva.

O estacionamento do lado direito nos dois sentidos da avenida no trecho que receberá a faixa exclusiva, e onde hoje é permitido estacionar, será proibido das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira. À noite (após às 20hs), e aos sábados e domingos, o estacionamento estará liberado. A avenida já possui outros trechos de proibição de estacionamento que serão mantidos em tempo integral.

Durante 30 dias de operação das faixas exclusivas os agentes de trânsito irão orientar sobre a proibição de transitar na faixa e, por 15 dias, sobre a proibição de estacionamento. Após esse período serão feitas autuações a quem desrespeitar a faixa.

A Urbes destaca que não haverá confinamento na faixa, o que permite ultrapassagens entre os ônibus se necessário. Também foram considerados intervalos médios entre as linhas para evitar o acúmulo de ônibus no mesmo horário, evitando assim filas no corredor.

 

Linhas do transporte coletivo: Ao todo, 13 linhas utilizarão o novo corredor exclusivo da Avenida Itavuvu. São elas:

 

  1. ITAVUVU

25 – ITAVUVU

59 – MARIA EUGÊNIA

39 – ALDEIA DOS LARANJAIS

64/4 – PAÇO MARIA EUGÊNIA

39/1 – STA. ESMERALDA

76 – SÃO GUILHERME

42 – LARANJEIRAS

303 – INTERBAIRROS III

46 – PAINEIRAS

306 – INTERBAIRROS VI

58 – VITÓRIA RÉGIA

58/1 – SOROCABA PARK

58/2 – IMPERATRIZ / ALPES

Tags:, ,