Autorizada construção do Marco da Paz no Campolim

Por: Leandro Nogueira - lmnogueira@sorocaba.sp.gov.br e secom.leandro@gmail.com

A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) está autorizada a instalar o Marco da Paz no Parque Carlos Alberto de Souza. O decreto municipal que permite o uso do espaço público para a construção do monumento foi entregue à Comissão do Marco da Paz, em mais uma reunião promovida na noite da quinta-feira (20). O Marco da Paz está previsto para ser inaugurado no dia 12 de agosto.

Trata-se do decreto de número 22.926, de 18 de julho de 2017, assinado pelo prefeito e entregue à Comissão do Marco da Paz em mais uma das reuniões promovidas nas noites de quintas-feiras, para a instalação do monumento.

O que é o Marco da Paz

Trata-se de estrutura formada por um arco com pedras claras, uma pomba artificial, a inscrição pax e um sino de cobre em que está gravada a sigla da “paz pela união dos povos”.

O objetivo é ser utilizado pelas instituições da cidade como um local para a realização de eventos diversos e propagador da cultura da paz. Possui a intenção de lembrar os homens dos cinco continentes sobre a necessidade de manter a paz. A ideia de criar o marco surgiu na Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A iniciativa de instalar em Sorocaba é da Associação Comercial de Sorocaba (Acso). A Acso reuniu várias lideranças sociais e profissionais da Prefeitura para construir e instalar voluntariamente o monumento por meio de doações, ou seja, sem que haja custos aos cofres públicos.

Segundo a ACSP, no exterior há diálogos com representantes das cidades de Fátima (Portugal), Benidorn (Espanha), Ilha de Creta (Grécia) e autoridades da Itália que representam o Vaticano, para que também instalado na Praça de São Pedro.

Construído pela primeira vez há 17 anos, no Pátio do Colégio, em São Paulo, o de Sorocaba fará parte da lista, segundo a ACSP de outros 28 espalhados pelo Brasil e o mundo.

Tags:, ,