Não são as mesmas alunas inseguras. Agora com meias-calças, sapatilhas e coques nos cabelos, 20 meninas já ganham postura de verdadeiras bailarinas. Na última quinta-feira (19), o projeto de iniciação ao balé clássico, realizado numa parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), e a Academia de dança Fernanda Chelles, completou um mês.
Após quatro semanas de aula, às terças e quintas-feiras, as meninas que foram contempladas com a bolsa de estudo totalmente gratuita, com duração de três meses, já se sentem mais familiarizadas.
Mariângela Maia Tedesco, de 35 anos, mãe da Joana, de nove anos, conta que a filha está muito feliz com a oportunidade ofertada pela secretaria. “Ela fica um tempão ensaiando em casa. Ela já fez balé outras vezes, mas está aprendendo muitas técnicas novas”, comenta a moradora da Vila Progresso que acompanha a filha durante as aulas.
Entre os alongamentos na barra e os treinamentos de postura, a menina Letícia Isabele Nunes Vergílio, de 10 anos, moradora do Jardim Luciana Maria, relata que as aulas de iniciação ao balé são um sonho. “Eu sempre quis fazer aula de dança, assisto filmes e novelas e sempre minhas personagens favoritas são bailarinas”.
O projeto acontece na Academia Fernanda Chelles Ballet Clássico, localizada na rua Eurides Fogaça, 131, no bairro Trujillo, às terças e quintas-feiras. Ao final do curso, será realizado um espetáculo com os participantes e escolas convidadas.