Aulas de jiu jitsu acontecem nos centros esportivos
Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Há cerca de quinze anos, o Centro Esportivo “Padre Pieroni”, no Jardim Simus, oferecia sua primeira aula de jiu jitsu para a população. Consolidado, atualmente o trabalho é referência e recebe pessoas de todas as idades.
De acordo com o técnico da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), Alberto Ferreira da Costa, que iniciou o projeto, o local é um celeiro de atletas. “Daqui do centro esportivo já saíram três campeões mundiais e outros lutadores capacitados através do esporte social”, conta.
Expandidas, as aulas de jiu jitsu também são realizadas no Centro Esportivo “Dr. Pitico”, na Vila Angélica. Segundo o professor Rubens Gurgel, da Semes, a unidade também abriga uma classe exclusiva da modalidade para os jovens de 6 a 14 anos. “Através de aula experimental, as crianças e adolescentes vêm, gostam e vão ficando. Já temos até alguns com faixas laranja, verde e azul, que levam anos para se formar”, diz.
Para participar, o interessado deve dirigir-se até os centros esportivos para efetuar a inscrição. Menores de idade precisam ser acompanhados por um responsável para fornecer a autorização.
Sobre o jiu jitsu
O jiu jitsu é uma arte marcial japonesa que utiliza como principais técnicas os golpes de alavanca, onde há o emprego da própria força e, quando possível, da força do adversário, que possibilita a um lutador, mesmo com condição física inferior ao do oponente, conseguir vencer.
Locais e horários das aulas
Centro Esportivo “Padre Pieroni” (Jardim Simus)
Quinta-feira, das 15h às 17h, e domingo, às 10h.
Centro Esportivo “Dr Pitico” (Vila Angélica)
Segunda e quarta-feira, das 18h às 19h (de 6 a 14 anos)
Segunda e quarta-feira, das 19h às 20h30 (acima de 15 anos).
Tags:Esporte, jiu jitsu, SEMES
