Atividade é voltada a pessoas de todas as idades e ocorre às segundas e terças-feiras, das 8h às 10h
A partir desta segunda-feira (27), a Secretaria de Esporte e Lazer (SEMES) retomou as aulas de gueitebol na quadra localizada no Clube do Idoso. Pessoas de todas as idades podem aprender noções básicas do esporte oriental às segundas e terças-feiras, das 8h às 10h.
A sorocabana Luiza Suzuki, de 70 anos, participou da primeira aula na quadra e aprovou a iniciativa da Prefeitura de Sorocaba. “Sou frequentadora do Clube do Idoso e participo das aulas de gueitebol desde o início, pois conhecia o esporte, mas nunca tinha jogado”, disse.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Moko Yabiku, o objetivo das aulas é estimular a prática do esporte que trabalha o corpo e a mente, sem restrição. “Com o gueitebol, queremos oferecer uma modalidade pouco conhecida no Brasil, apesar de bastante jogada em clubes japoneses, que possibilite o exercício sem discriminação de idade ou condição física”, destaca Yabiku.
Campeonato Brasileiro em Sorocaba
Com apoio da Prefeitura de Sorocaba, a cidade sediou pela primeira vez o 32º campeonato brasileiro de gueitebol neste mês de abril, reunindo cerca de 1.500 atletas de todo o país na União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (UCENS). Os técnicos da SEMES, capacitados para ensinar o esporte desde 2013, também participaram da disputa, sendo Sorocaba a primeira cidade a ingressar no campeonato nacional com uma equipe de secretaria municipal. Em sua primeira competição, o time conquistou uma vitória.
Na ocasião, a cidade de Assis/SP foi campeã pela categoria Ouro; Paranaguá/PR foi a primeira na categoria Diamante e Goiânia/GO ficou com o título da categoria Prata.
Sobre o Gueitebol
O gueitebol foi criado em 1947, no Japão, por Eiji Suzuki. O jogo era originalmente concebido para crianças, mas pessoas de todas as idades também se entusiasmaram pela modalidade, porque ele pode ser praticado mesmo em idade avançada, fácil de aprender e não exige muito fisicamente. Além de possibilitar a prática entre família, está lentamente se tornando um esporte de gerações.
É jogado em uma quadra retangular de 20 a 25 metros de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três ‘gates’ (arco) e um ‘goal pole’ (pino central). É jogado por dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores. Os jogadores têm bolas numeradas correspondentes com suas ordem de jogo. A bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o ‘stick’ (taco) que atravesse um arco e dois pontos por atingir o pino central. Um jogo de gueitebol tem duração de 30 minutos.
Em Sorocaba, a quadra pública de gueitebol fica localizada no Clube do Idoso, no bairro Pinheiros, e recebeu o nome de Jogi Henna, em homenagem a um dos pioneiros do esporte na cidade.