As inscrições para aulas de ginástica feminina do Centro Inclusivo de Esporte e Lazer “Aluísio de Almeida” (Ciel), na Vila Santana, encontram-se abertas às interessadas em participar das sessões diárias, realizadas às terças e quintas-feiras, das 7h às 9h.
Na primeira hora, as orientações são direcionadas ao público da terceira idade, atendendo em ritmo tranquilo e controlado. A segunda turma, porém, é voltada para praticantes a partir de 18 anos, com exercícios em que são usados pesos, bolas e bastões, adicionando danças como a zumba.
De acordo com o técnico da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), Bruno César Silva Rizzardo, a melhora no condicionamento físico é o que motiva a maior parte das alunas. “Quem procura as aulas vai ter ganho de massa muscular, bem-estar e se ela tiver alguma lesão. Ela vai fazer com que haja melhora no quadro”, destaca.
Kellen Sueli Pavani, 37 anos, frequenta o Ciel há dois anos e o melhora na qualidade de vida foi o principal benefício que notou com as aulas de ginástica. “O projeto que a Secretaria de Esporte e Lazer implantou na cidade tem sido muito bom. Tenho mais disposição para o trabalho e no dia a dia. É de extrema importância, pois se você analisar revistas especializadas, é possível ver que a modernidade, internet e demais facilidades estão fazendo com que as pessoas deixem de praticar um exercício físico, favorecendo o crescimento do índice de obesidade”, afirma a dona de casa, contando que o filho de 11 anos também frequenta aulas de judô, oferecidas no mesmo local.
Outro diferencial do espaço é a aula de ginástica feminina voltada apenas para portadores de deficiência física, que acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h. Para participar das turmas de ginástica, a interessada precisa dirigir-se ao Ciel, das 8h às 17h, portando documento de identidade, atestado médico e uma foto 3×4. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (15) 3234-3406.