Cerca de 300 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos de idade, participaram na última segunda feira (30) da audição para concorrer a bolsas de estudo oferecidos pela Academia Sheilla’s Ballet. A avaliação foi realizada no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV).
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), a iniciativa visa oferecer formação gratuita a 40 crianças e adolescentes nos cursos de dança oferecidos pela Academia Sheilla’s Ballets, incluindo avaliações, certificados, apresentações e demais oportunidades relacionadas. A iniciativa é uma contrapartida da academia ao poder público pela realização do festival de fim de ano no TMTV.
A bolsa de estudos dará oportunidade ao participante de fazer aula de dança por um período de 12 meses. As aulas se iniciam em agosto e serão ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite. As vagas disponíveis são para as aulas de bale clássico, jazz, sapateado e street dance.
De acordo com proprietária da academia e idealizadora do projeto, Sheila Santos, o balé sempre foi parte de um sonho de criança que se realizou pela fundação da escola, que completou 10 anos em Sorocaba. “Pretendemos continuar com esta iniciativa, até porque sempre trabalhamos com projeto social, tudo começou quando eu e minha irmã Helga, com o apoio de nossos pais, montamos a academia. Desde então, conseguimos contribuir com os sonhos de centenas de crianças”, conta.
Durante a audição, que se iniciou às 11h, as professoras e coreógrafas Sheila Santos e Helga Santos, com o auxílio dos professores de sapateado e balé clássico, Sidney Lemes e Verônica Stanglini, avaliaram as habilidades físicas e motoras de cada candidato. “Nós utilizamos uma tabela de pontuação, na qual quatro professores estiveram presentes. A avaliação foi justa, todos que fizeram o teste são sem dúvida muito talentosos”, afirma Helga.
Segundo Mariângela Maia Tedesco, mãe de Joana Maia Almeida, de 9 anos de idade, a filha sempre gostou de dançar e a primeira experiência dela com o balé foi através de um projeto idealizado pela Prefeitura de Sorocaba. “Só tenho a agradecer por este projeto maravilhoso. Minha filha já participou de diversas oficinas idealizadas pela Prefeitura, inclusive no Barracão Cultural. Estou muito feliz por ela concorrer a uma oportunidade como esta, é importante incentivar crianças e adolescentes a utilizarem por menos tempo o aparelho celular”, finaliza.
De acordo com a Secultur, as crianças e adolescentes contempladas serão comunicados até o final da tarde desta terça-feira.