Atualização cadastral vai até o dia 12 de abril

Cerca de mil pessoas, ou seja, quase 2% das 55 mil pessoas que integram o cadastro habitacional do município fizeram até agora a atualização de seus dados para concorrer ao próximo sorteio de habitação popular. O prazo começou a contar nesta terça-feira (24) e se estende até o dia 12 abril.

Segundo o Diretor de Área da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Francisco Carlos Rodrigues da Silva, é fundamental que os munícipes procedam ao recadastramento e, assim, de acordo com os novos critérios de filtro pré-seleção de candidatos, recebam as pontuações que levam à classificação para o sorteio. “Não significa que aqueles que não atualizarem seus dados não participarão, mas, seguindo os novos critérios, ocuparão posição na escala de acordo com a pontuação obtida”, disse.

Os novos critérios são resultado do consenso entre a administração municipal e o Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social, composto por representantes da sociedade civil, que em acordo com as determinações da Política Municipal de Assistência Social, em consonância com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), colocam a vulnerabilidade e o risco social como mais um item de pontuação. “É preciso atender, prioritariamente, as pessoas em maior risco e condições sociais totalmente desfavoráveis”, explicou. 

Por conta disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) encaminhou à Sehab uma relação de quase novecentos nomes de cidadãos atendidos pela pasta e que se enquadram no novo critério. Outro novo item de pontuação, atualizado para eliminar as desigualdades entre os inscritos, é a constituição familiar com um adulto, independente do sexo, e mais duas crianças de até 12 anos incompletos. Também somam pontos à condição do candidato: mulher arrimo de família, núcleos familiares que possuam um portador de deficiência, famílias que tenham um membro com doença grave (confira a relação abaixo) e aquelas que vivem em área de risco.

 

Como atualizar

 

A atualização dos dados cadastrais só é feita on-line, por meio do endereço eletrônico www.sorocaba.sp.gov.br Basta clicar no banner “Nossa Casa” e preencher o formulário. As pessoas que não têm computador e acesso à internet devem se dirigir a uma das unidades de atendimento à população e solicitar o serviço.

A própria Secretaria de Habitação, que fica no segundo andar da Prefeitura, ou ainda no Posto de Atendimento Central da Sehab, localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 1.238, fazem a atualização. Os interessados podem ainda procurar as Casas do Cidadão (veja endereços abaixo).

Em todos esses locais, os interessados devem, obrigatoriamente, levar os documentos comprobatórios de sua condição. São eles, Carteira de Trabalho; CPF; RG; comprovante de rendimento (folha de pagamento) de todos os membros maiores de 16 anos; documento de identificação de menores de 16 anos, comprovante de endereço em Sorocaba dos últimos cinco anos (2010 a 2015) em nome do interessado, e laudos médicos de portador de deficiência ou de doença grave. As pessoas que possuem o Cartão Cidadão também devem levá-lo.

A seleção das famílias aptas ao sorteio, conforme cumprimento dos requisitos de legitimação, começa no dia 13 de abril.  As próximas unidades a serem sorteadas são 2.160 apartamentos no bairro Caguaçu e outros 416 no Jardim Betânia.

 

 

Serviço:

Endereços das Casas do Cidadão

 

Casa do Cidadão Ipanema

Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena

Telefone: (15) 3313.1112/3223.3777

 

Casa do Cidadão Itavuvu

Av. Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras

Telefone: (15) 3226.8192/ 3226.8157

 

Casa do Cidadão Éden

Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 180, Éden

Telefone: (15) 3335.3480

 

Casa do Cidadão Ipiranga

Rua Estado de Israel, 424, Jd. Ipiranga

Telefone: (15) 3229.2950

 

Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias

Av. Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias

Telefone: (15) 3236.4371/3236.4295

 

Casa do Cidadão Nogueira Padilha

Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

Telefone: (15) 3233.9975

Tags:, , ,