Atuação da Sedeter ajuda a elevar índices de mão de obra qualificada em Sorocaba
Por: Bruna Bernardini (programa de estágio) Supervisão: Marcelo Andrade
Em dois anos de gestão, o prefeito José Crespo vem dando exemplos de como a capacitação profissional pode impactar diretamente na economia do município. Isso é comprovado através do Índice Endeavor de Cidades Empreendedoras, que colocou Sorocaba entre outros 30 grandes municípios na categoria “Mão de Obra Qualificada”. Na colocação, Sorocaba ficou a frente de capitais como Manaus, Maceió, Belém e Campo Grande. Fatores como a porcentagem de adultos com ensino superior completo, o custo do salário dos dirigentes e o número de universidades presentes em cada cidade foram levados em consideração e trouxeram resultados positivos a Sorocaba, um dos poucos municípios interioranos que compuseram a listagem.
Esse é mais um dos resultados do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), que, em parceria com a Universidade do Trabalhador, Empreender e Negócios (Uniten) oferece regularmente cursos de capitação profissional de forma gratuita a toda a população. Aulas de rotisserie, sistema Toyota de Produção, contabilidade básica, inglês e inclusão digital estão entre os mais procurados.
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) também tem envolvimento direto na capacitação e formação de novos profissionais em Sorocaba. Além de ser um polo regional no desenvolvimento da inovação, tecnologia e empreendedorismo a organização oferece diariamente palestras, cursos, mentorias e programas para quem deseja iniciar sua jornada no mercado de trabalho ou para quem deseja complementar suas aptidões com uma nova formação.
Outro fator que contribuiu para a presença do município no índice foi a presença da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), viabilizada pelo Estado, que oferece cursos de bacharelado e licenciatura gratuitos em um ambiente on-line. Para que provas e trabalhos sejam desenvolvidos da melhor forma, a universidade necessita de alguns polos para que os alunos possam comparecer de forma presencial na execução das atividades – em Sorocaba a demanda foi tão alta, que necessitou de duas filiais para atender as necessidades do município: uma na Vila Barão e outra no PTS.
Sorocaba ainda oferece um território fértil para quem deseja complementar os estudos com o ensino superior ou dar o primeiro passo para uma nova profissão. Isso porque o município possui hoje mais de 10 universidades espalhadas pela cidade, com diferentes temas para serem abordados. A Facens, Uniso, Unip, Ufscar, Fadi e Belas Artes são exemplos de organizações que transformaram Sorocaba em um polo universitário na região metropolitana – consequentemente, uma das cidades que mais investe em capacitação profissional no estado de São Paulo.
Tags:desenvolvimentoeconômico, Prefeito
