Atrações do “Viva a Cultura” estarão em cinco espaços públicos
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
A população poderá conferir neste sábado e domingo (dias 15 e 16) as atrações artísticas gratuitas do “Viva a Cultura”, projeto realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). As apresentações serão realizadas na Praça Laudelino do Amaral, no bairro Nova Sorocaba; jardins do Museu Histórico Sorocabano (MHS); Praça Frei Baraúna; Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim; e no Parque das Águas, no Jardim Abaeté.
No sábado, a comunidade do Nova Sorocaba poderá conferir as atrações a partir das 16h, quando Marcelo Kenji Duo sobe ao palco do “Viva a Cultura” na Praça Laudelino do Amaral. Na ocasião, o público vai relembrar grandes sucessos do Pop Nacional e Internacional nos anos 60, 70, 80 e 90, sempre com arranjos acústicos, incluindo temas de filmes e seriados como Footloose, Dirty Dance, Uma Linda Mulher, entre outros. O duo é formado por Marcelo Kenji (guitarra semiacústica e voz) e Alex de Vito (percussão).
Em seguida, às 17h, Denis Mota apresenta um espetáculo de mágica ao público. Ator desde 2009 e mágico desde 2012, Denis Mota desenvolveu ótima naturalidade para fazer suas apresentações obtendo reconhecimento de sua arte do meio mágico em Sorocaba. O ator é formado pelo curso técnico em Arte Dramática do Senac Sorocaba e pela Escola Técnica de Teatro, Arte e Comunicação (ETAC). Atualmente, além de mágico, trabalha como ator-pesquisador da Trupe Caçadores de Tatu.
Já às 19h, será exibido o filme “Frozen” (2013) num telão gigante montado ao ar livre na Praça Laudelino do Amaral. A animação conta a história da otimista e destemida princesa Anna, que precisa salvar seu reino de um inverno eterno causado pelos poderes de sua irmã, a Rainha Elsa. Com a ajuda do homem da montanha Kristoff, a rena Sven e o adorável boneco de neve Olaf, ela embarca em uma jornada épica para encontrar Elsa.
Domingo
No domingo, às 11h, a população poderá conferir a apresentação musical do Trio Aboio nos jardins do Museu Histórico Sorocabano (MHS). O grupo tem como proposta a interpretação de músicas instrumentais, explorando a diversidade musical brasileira, seus ritmos, culturas, além de outros estilos como o jazz e o funk americanos, bem com a música cubana. O trio é formado por Sergio Grassi (guitarra), Rodrigo Ferreira (baixo) e Julio Guazzelli (bateria). O museu está instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência.
O “Viva a Cultura” também estará na Praça Frei Baraúna, no Centro. Às 14h, os sorocabanos vão poder conferir o espetáculo “Arlequim, Servo de dois amos”. Em meio a uma confusão envolvendo três famílias, o servo Arlequim faz um caos ainda maior ao querer se dar bem servindo a dois patrões para ganhar alguns trocados a mais.
Na sequência, às 15h, tem apresentação do Street Jazz, uma mistura de hip hop, jazz dance, broadway dance, break e dança contemporânea. As características do grupo são movimentos ágeis de sapateado, giros e movimentos acrobáticos coreografados.
Quem estiver na Praça Frei Baraúna ainda poderá conferir o Get Back, às 16h30. Apaixonados por Beatles e com oito anos de estrada, os amigos dividem-se entre suas profissões tradicionais de médicos, administradores, engenheiros, entre outros, e tocam por amor à música. Uma das principais características do Get Back é manter as tonalidades originais das músicas, assim como o vocal de cada uma, determinando e mantendo o mais próximo possível a originalidade e os timbres instrumentais das músicas dos Fab Four.
No Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, terá show de Lelo Praxedes às 11h. O artista gravou seu primeiro CD em 1999, totalmente autoral e independente, num processo de resgate de suas influencias mais marcantes e, principalmente, de desenvolvimento da música sertaneja moderna e romântica. Hoje, com uma roupagem totalmente renovada, Lelo Praxedes coloca o pé na estrada levando seu mais recente trabalho ao público: “Por esse mundo afora”, com uma proposta envolvente e interessante para todos aqueles que apreciam o amor e a boa música.
Já às 16h, para encerrar a programação do “Viva a Cultura”, o Grupo Sié se apresenta no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Formado por músicos de Sorocaba, que têm em comum o gosto e a pesquisa pelo forró pé-de-serra, a sonoridade do grupo é uma mescla da tradição cultural do forró com elementos mais modernos da música brasileira e do jazz. O público vai poder ouvir um repertório com músicas de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Hermeto Pascoal, entre outros. Grupo Sié é formado por Danielle Domingos (voz), Beto Corrêa (acordeon), José de Sá (percussão), Ramon Vieira (percussão) e Rodrigo Ferreira (baixo).
Tags:Cultura, Viva a Cultura
