Com o tradicional ato cívico no monumento a Baltazar Fernandes, em frente ao Mosteiro de São Bento, na zona central, a Prefeitura de Sorocaba abriu na manhã desta terça-feira (15) a programação no dia do aniversário da cidade. O calendário comemorativo pelos 363 anos de fundação da cidade vem acontecendo desde o dia 1º e se estenderá até o final do mês.
A cerimônia, que contou com a participação de autoridades da administração pública municipal, civis, eclesiásticas e militares, teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Sorocaba, seguido da execução dos hinos nacional e de Sorocaba, pela banda regimental da Polícia Militar.
Os pronunciamentos contaram com a participação da professora Sônia Nanci Paes, que rememorou a história de Sorocaba, destacando os seus diversos ciclos, começando com o desbravamento e fundação de Sorocaba pelo bandeirante Baltazar Fernandes, seguido pelos tropeiros, as fábricas de tecelagem e as indústrias.
Já a secretária de Educação, Marta Regina Cassar, em sua fala, lembrou a importância dos tropeiros e das feiras de muares às margens do rio Sorocaba como primeiro marco do desenvolvimento de Sorocaba, além de Baltazar Fernandes, “que fundou o espaço onde hoje cada um de nós busca diariamente o bem-estar e a felicidade.
O discurso de encerramento foi do prefeito José Crespo, que destacou o traço fraternal da população da cidade e a sua identidade cultural, “que é formada não apenas pelos sorocabanos de nascimento, mas também por aqueles que vieram de outras localidades e escolheram a cidade para viver e criar raízes”.