Ato cívico e cultural marca homenagem à Revolução de 1932
Por: Bia Negrão
Foto: Zaqueu Proença
A Praça Nove de Julho ficou pequena para as homenagens à Revolução Constitucionalista de 1932 na manhã deste domingo (09). Autoridades civis e militares, soldados da Polícia Militar e do Tiro de Guerra, escoteiros de diversos grupos de Sorocaba, alunos de escolas municipais e da Escola Pré Militar, jipeiros e população em geral participaram das homenagens aos ex-combatentes.
Entre as autoridades presentes estavam o comandante da 14° Circunscrição do Exército, coronel Sandro Zanetti, o titular do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7), Antônio Valdir, o sub tenente do Tiro de Guerra, Paulino Silva, o secretário de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin, que representou o prefeito José Crespo, e o secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes.
Ao som da Banda Regimental da Polícia Militar, os presentes se emocionaram com o Toque de Silêncio e a música Paris Belfort, símbolo da marcha constitucionalista, por ser utilizada pela Rádio Record todas às vezes que noticiavam sobre a Revolução. Alunos da Escola Municipal Getúlio Vargas e representantes dos Grupos Escoteiros depositaram flores diante do monumento que lembra os revolucionários que lutaram bravamente em 1932.
O professor Adilson Cézar, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, ressaltou a importância de se conhecer a história e dela obter o aprendizado para se escrever o presente e planejar o futuro da nação. “A história não se repete, ela é um marco do qual tiramos lições para o nosso dia a dia e para o amanhã que há de vir”, ressaltou Adilson Cézar.
Todos os grupos presentes participaram de um desfile pela avenida Eugênio Salerno, sob o comando do major do Exército Carlos Eduardo Caldas. Houve, ainda um desfile motorizado com as viaturas que atuam nos diversos programas desenvolvidos pela Polícia Militar, dos Bombeiros e do grupo áereo. O ponto alto foi a participação dos inativos da Polícia Militar que desfilaram nos veículos do Jeep Clube de Sorocaba.
O evento foi uma realização da Prefeitura de Sorocaba, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) e Polícia Militar.
Tags:9 de Julho, Revolução Constitucionalista de 1932
