Ato cívico celebrou o fim da Segunda Guerra Mundial

Muitos podem não ter conhecimento, mas o obelisco da Praça “Frei Baraúna”, no Centro de Sorocaba, é um monumento que homenageia os 109 pracinhas sorocabanos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) enviados à Itália, em 1944, para lutar na Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Foi neste espaço que, na manhã desta sexta-feira (dia 8), um ato cívico celebrou o fim de uma das maiores tragédias do Século XX na Europa.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o evento foi realizado a pedido de Aparício Tarcitani, Milton Marinho Martins e um grupo de amigos dos heróis pracinhas sorocabanos. Após o hasteamento da bandeira e a execução do Hino Nacional, Aparício Tarcitani e Adilson Cezar, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), discursaram sobre o tema. 

“Atos cívicos como este são importantes para o desenvolvimento pleno da cidadania. Aqui no Brasil e em Sorocaba existem heróis e temos que divulgar este fato e os ensinamentos destas pessoas para todos”, destacou Adilson Cezar. Em seguida, uma aluna da E.M “Leonor Pinto Thomaz” depositou um ramalhete de flores ao pé do monumento.

A solenidade contou com a participação de representantes da Secretaria de Governo e Segurança Comunitária (SEG), da Secretaria da Cultura (Secult), da 14ª CSM, Tiro de Guerra e de cerca de trinta alunos da E.M. “Leonor Pinto Thomaz”.

 

Tags:, ,