Atividades vão celebrar o Dia Nacional da Mulher Negra
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Neste sábado (25), das 10h às 15h, a Prefeitura de Sorocaba promoverá uma série de atividades gratuitas na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, para celebrar o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, lembrado neste dia.
Realizado pela Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o evento conta com a parceria das Secretarias da Educação (Sedu), da Saúde (SES), do Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Comissão da Igualdade Racial da OAB.
A celebração visa ampliar e fortalecer organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais formas de opressão. A ocasião sugere ainda a ampliação de parcerias para dar visibilidade à luta e às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.
A programação contará com shows, apresentações de dança com o Grupo Abayomin’n Dança Afro Brasileira, apresentação teatral com o Grupo Trança de Teatro, desfile de penteados afros e oficina de turbante. Durante todo o evento a comunidade vai poder participar de atividades gratuitas, como maquiagem, penteado (tranças), fotografia e uma tenda de diálogos.
A tenda de diálogos contará com representantes das Secretarias da Saúde, da Educação, do Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra, do Conselho da Mulher e da Comissão da Igualdade Racial da OAB, que vão conversar com as pessoas para saber as necessidades que elas têm nas mais diversas áreas. “A intenção é reunir todas as informações coletadas e levar um documento para a 4ª Conferência Municipal da Mulher”, explica Lucimara Rocha, da Coordenadoria da Igualdade Racial.
Sobre a data
O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi instituído através da Lei nº 12.987 de 2 de junho de 2014. A inspiração vem do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, marco internacional da luta e da resistência da mulher negra criado em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas na República Dominicana.
Nascida no século XVIII, Tereza de Benguela chefiou o Quilombo do Piolho – ou Quariterê – nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso. Sob seu comando a comunidade cresceu militar e economicamente, incomodando o governo escravista. Após ataques das autoridades ao local, Benguela foi presa e veio a cometer suicídio após se recusar a viver sob regime de escravidão.
Dia 25 (sábado)
10h00 – Abertura: Grupo Trança de Teatro
11h00 – Grupo Abayomi’n Dança Afro Brasileira
12h00 – Show – tecladista Robson
13h00 – Desfile de penteados
14h00 – Oficina de Turbante
15h00 – Encerramento: Show – cantora Eliane Queiroz
