Atividades preventivas marcam a Semana de Mobilização Contra a Dengue

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Ações diárias alusivas à iniciativa ocorrem até sexta-feira (27), além das visitas de casa em casa, que estão programadas para ocorrer em oito bairros

As ações diárias de prevenção e combate à dengue em Sorocaba ganham um reforço extra nesta semana, na tentativa de conscientizar a população quanto à necessidade de manter seus imóveis sem possíveis criadouros de larvas do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Além das visitas de casa em casa, que ocorrem diariamente, a Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, por meio da sua Divisão de Zoonoses, programou uma série de outras atividades, todas alusivas à Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue, que ocorre de 23 a 27 de novembro.

Há ações distintas, para diferentes públicos: desde a população em geral, como para trabalhadores de empresas, servidores municipais, guardas mirins. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também têm programações específicas, conforme calendário próprio (ver arquivo em anexo), em parceria com escolas municipais e outras organizações da sociedade. “O objetivo é estimular a participação popular na prevenção e controle da dengue”, reitera a veterinária Thaís Buti, da Zoonoses.

Arrastões e nebulizações

As visitas de casa em casa esta semana estão programadas para ocorrer, das 9h às 16h, nas regiões dos bairros Nova Sorocaba, Vila Hortência, Jardim Betânia, Vila Helena, Aparecidinha, Parada do Alto, Jardim São Paulo e Jardim São Lourenço. Nestes casos, além dos possíveis criadouros de larvas de mosquitos, os agentes da Zoonoses fazem a retirada de todo tipo de material que possa favorecer a proliferação de outros insetos, bem como roedores, cobras e escorpiões.

Os arrastões de casa em casa são realizados por três equipes ligadas à SES e os inservíveis recolhidos são levados para o aterro de Iperó. Ainda nesta semana está programada a realização de nebulizações – por meio da aplicação de inseticida – em imóveis na Vila Hortência. “A primeira etapa é o bloqueio, ou seja, a equipe passa e remove criadouros do mosquito, para eliminar os ovos, larvas e pupas do mosquito. Somente após a finalização desta ação é que outra equipe entra nebulizando, para eliminar os mosquitos adultos e tentar interromper o ciclo”, explica Thaís.

Casas do Cidadão

O munícipe que for às Casas do Cidadão esta semana pode conferir uma exposição itinerante sobre a dengue, em datas específicas. Nesta segunda-feira (23), ela ocorre na Unidade Nogueira Padilha (Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência). É possível saber detalhes quanto aos sinais e sintomas da doença, eliminação de criadouros do Aedes aegypti, saber a situação atual da doença no município e distribuição geográfica dos casos, bem como as ações adotadas pelo poder público.

A aposentada Diva Penasso Videira, 62 anos, passou por lá pela manhã, para solicitar um serviço nos guichês de atendimento e elogiou a iniciativa preventiva. “No meu quarteirão eu sempre fiscalizo para ver se há focos de dengue. Já denunciei o dono de uma piscina que tinha água parada, e vivo pegando os copinhos de água que encontro pela rua. Se cada um fizesse a sua parte a dengue não tinha vez em Sorocaba”, aponta. Ela trabalha com promoção de festas em domicílio e já ameaçou não realizar um evento: “Numa casa de condomínio o ralo estava ‘fervendo’ de tanta larva de dengue. Fiz o dono dar um jeito naquilo, do contrário não haveria festa”.

A agente de vigilância epidemiológica, Aline Coelho, era uma das profissionais que orientava o público e concorda. “Tem casa onde furamos os vasinhos de flores, mas quando voltamos outro dia o buraquinho está fechado com chicletes ou massa. Aí notificamos o proprietário”. Também agente, Adilson Rodrigues revelou que as principais dúvidas dos frequentadores dessa Casa do Cidadão eram sobre os sintomas da doença e os risco de dengue em razão das caixas d’água. “Mas ainda tem muita situação de abuso. Outro dia vistoriei um prédio em obras e encontrei focos em todos os treze andares”.

Nesta terça-feira (24), a mostra itinerante estará na Casa do Cidadão, unidade Ipiranga (Estado de Israel, 424 – Jardim. Ipiranga). Na quarta-feira (25) será a vez da Casa do Cidadão Ipanema (Av. Ipanema, 3.349 – Vila Helena); na quinta-feira (26), da Unidade Éden (Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, nº 180 – Éden); e na sexta-feira (27) na Casa do Cidadão Itavuvu (Av. Itavuvu, 3.415 – Parque das Laranjeiras).

Mais eventos

Para esta semana, a Divisão de Zoonoses ainda programou aulas teóricas sobre sintomas e prevenção da dengue, diariamente, para alunos da Guarda Mirim, bem como orientações educativas para seus familiares e nas empresas onde os cerca de oitenta “guardinhas” atuam. A Vigilância em Saúde, com o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, faz a distribuição de material informativo e orientações à população nos Terminais Santo Antônio e São Paulo. Também estão agendadas vistorias na empresa Grace Brasil Ltda. e Case, ambas solicitadas pelos próprios trabalhadores, com distribuição de panfletos informativos.

O munícipe que procura pelos serviços da Ouvidoria da SES também recebe material e orientações, seja pessoalmente, por e-mail ou telefone. Nos dias 24 e 25, das 9h às 11h, a SES promoverá treinamento de vinte colaboradores da Secretaria da Educação, que farão a distribuição de materiais informativos sobre dengue nos comércios e empresas no Jardim Saira. Na manhã do dia 26 de janeiro, quinta-feira, está programada entrevista coletiva de imprensa, pelo secretário da Saúde Francisco Fernandes, para apresentação de novos dados epidemiológicos da dengue no município, além de detalhamento das ações preventivas e de combate, realizadas pela Divisão de Zoonoses.

Quanto às iniciativas promovidas especificamente nas UBSs, há desde orientações e palestras dirigidas a quem está no aguardo de consultas, assim como vistorias em busca de possíveis criadouros, apresentações teatrais nos postos de saúde, escolas e demais locais públicos, além de mutirões de limpeza, passeatas e caminhadas pelas ruas dos bairros. Nesta manhã (23), por exemplo, no Pronto-Atendimento (PA) do Parque das Laranjeiras, funcionários da Zoonoses orientavam os populares quanto à prevenção à doença. O local está todo decorado com cartazes e faixas nesse sentido.

Tags:,