Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/atividades-marcam-o-dia-do-pau-brasil-e-o-dia-da-mata-atlantica-em-sorocaba/
Acessado em: 01/12/2025 - 08h22

Atividades marcam o Dia do Pau-Brasil e o Dia da Mata Atlântica em Sorocaba

A programação especial ocorrerá até sábado (30)

Em maio se comemoram o Dia do Pau-Brasil (dia 3), o Dia Nacional da Mata Atlântica e o Dia Municipal da Floresta Atlântica (dia 27). Para celebrar estas datas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizará, a partir desta terça-feira (26), diversas atividades ambientais com a participação da comunidade. 

Em Sorocaba, a comemoração do Dia do Pau-Brasil e Dia da Mata Atlântica faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

Nesta terça-feira (26), será realizado um plantio de pau-brasil no Parque Natural “Chico Mendes”. A ação acontecerá durante visita monitorada com 27 crianças, entre 6 e 12 anos de idade, do Centro de Valorização da Criança (CVC) de Salto de Pirapora. Elas participarão da visita monitorada no parque, das 9h às 11h, quando serão enfocadas as espécies de Mata Atlântica e os exemplares de Pau-Brasil presentes no parque.

Já na quarta-feira (27), a Secretaria do Meio Ambiente realizará duas edições do Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas, com enfoque nas espécies de Mata Atlântica que ocorrem na cidade, inclusive de um pau-brasil encontrado no Parque da Biquinha. O tour será feito com sessenta alunos da E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”, que participam do Programa “Roteiro Educador”, da Secretaria da Educação (Sedu). O passeio ocorrerá pela manhã, das 8h30 às 10h40, com a participação de trinta alunos do 5º B e, à tarde, das 13h30 às 15h40, com trinta estudantes do 5º ano C.

Também na quarta-feira, os parques da Biquinha, Água Vermelha “João Câncio Pereira” e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” realizarão visitas monitoradas especiais a 180 alunos, entre 5 e 10 anos de idade, de escolas municipais dentro do “Roteiro Educador”. A equipe de Educação Ambiental dos parques enfocarão as espécies de Mata Atlântica, com destaque aos exemplares de pau-brasil encontrados nos parques Biquinha e Água Vermelha. As atividades ocorrerão das 8h30 às 10h40 e das 13h30 às 15h40.

Para finalizar a programação especial, no sábado (30), das 9h às 12h, será realizada a exposição “Árvores da Mata Atlântica” no Parque Natural “Chico Mendes”. No local, a população poderá conferir espécies deste bioma, como o ingá, a quaresmeira e destaque para o pau-brasil. Além disto, a equipe de Educação Ambiental do parque abordará informações sobre a importância da Mata Atlântica e da arborização urbana. Além da exposição gratuita, haverá doação de mudas de árvores da Mata Atlântica.

 

Sobre o pau-brasil

Também conhecido como ibirapitanga, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, orabutã, brasileto, pau-rosado e pau-de-pernambuco, o pau-brasil é uma árvore que tem o tronco recoberto de espinhos, em tons de cinza ou vermelho, e o centro avermelhado.

A espécie pode atingir até trinta metros de altura, com seu diâmetro chegando a 1,5 metro. Sua floração ocorre no final do mês de setembro, chegando a meados de outubro. Já entre os meses de novembro a janeiro ocorre a maturação dos frutos.

Originalmente, a área de abrangência dessa árvore estendia-se por quase três mil quilômetros da costa brasileira, tipicamente em floresta primária densa da Mata Atlântica.

 

Sobre a Mata Atlântica

Originalmente, a Mata Atlântica percorria todo o litoral brasileiro estendendo-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e ocupando uma área de 1,3 milhão de km². Atualmente, restam apenas 6% de sua extensão original. Hoje, a maioria da área litorânea, antes coberta pela Mata Atlântica, é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, ambas na região Sudeste.

Apesar de estar bastante reduzida, a Mata Atlântica é um ecossistema muito importante para o Brasil. Ela abriga muitos exemplares exclusivos de nossa fauna e flora. Calcula-se que existam dez mil espécies de plantas que contêm uma infinidade de espécies de cores, formas e odores diferentes. Nela se encontram cambuás, ingás, guabirobas e bacuparis, além de orquídeas, bromélias, samambaias, palmeiras, pau-brasil, jacarandá-da-bahia, cabreúva e palmito.