“As Bicicletas de Belleville” será exibido no Barracão Cultural
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Público também vai poder conferir o curta-metragem brasileiro “Thomás Tristonho”, tudo de graça.
Nesta terça e quarta-feira (dias 19 e 20), a partir das 19h, serão exibidos gratuitamente o filme “As Bicicletas de Belleville” (2003), de Sylvain Chomet, e o curta-metragem brasileiro “Thomás Tristonho” (2011), de André Saito e Cesar Nery, dentro da programação do Ponto MIS em Sorocaba. A sessão de cinema ocorrerá no Barracão Cultural e a distribuição dos ingressos ocorrerá 30 minutos antes do início das exibições.
O Ponto MIS em Sorocaba é realizado graças a uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo. O programa visa, principalmente, a democratização do acesso ao cinema, oferecendo novas possibilidades aos municípios que não possuem salas de cinema e atividades audiovisuais, tanto quanto para as cidades que, apesar de salas de exibição, necessitam de programações diversificadas.
“As Bicicletas de Belleville” é uma animação francesa indicada a dois Oscars, que conta a história do garoto Champion, que ganha da sua avó Madame Souza uma bicicleta e acabam vivendo a maior aventura de suas vidas. Com o passar dos anos, eles desenvolvem uma paixão por corridas de bicicleta que culmina com a participação de Champion na mais disputada competição do gênero, a Tour de France. Porém, durante a corrida, Champion é sequestrado pela máfia e Madame Souza se lança em uma busca frenética por seu neto, auxiliada por seu velho cão Bruno e por três velhas senhoras que formam uma bizarra banda de jazz.
Já “Thomás Tristonho” é um curta-metragem brasileiro, com 18 minutos de duração, que conta a história de um garoto que cresceu acreditando ter o poder de entristecer tudo o que tocava. Ao conhecer Isabella, o toque de Thomás é desejado mais do que nunca e a única maneira de fazê-la feliz será assumindo o risco de deixá-la triste. No elenco estão os atores Thomas Huszar, Guilherme Seta, Gabriela Cerqueira, Nilton Bicudo, Bri Fioca e Jeyne Stackflett.
O Barracão Cultural tem capacidade para 50 pessoas e está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária.
Sobre o Pontos MIS
Como parte da programação de filmes do Pontos MIS, todo mês haverá a exibição de um longa-metragem e de um curta-metragem no Barracão Cultural, Uma das linhas do Programa, no que se refere à escolha da programação, é oferecer uma possibilidade diversa de fruição, com filmes divertidos, de qualidade, mas que estão fora dos circuitos comerciais de cinema.
De acordo com a Secretaria da Cultura, a cada dois meses ainda ocorrerão oficinas, palestras e bate-papos oferecidos pelo programa. A primeira oficina será “A Música do Filme: das Origens aos Novos Olhares Sobre a Música de Cinema”, com Tony Berchmans, que ocorre nesta segunda-feira (18), das 18h às 22h, também no Barracão Cultural.
Mais informações pelo telefone (15) 3212.7280, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, ou pelo e-mail nfc@sorocaba.sp.gov.br.
Tags:Barracão Cultural, Cultura
