Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/arvores-do-jardim-botanico-ganham-mais-cores-com-intervencao-urbana/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h55

Árvores do Jardim Botânico ganham mais cores com intervenção urbana

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Utilizando a antiga técnica do crochê, a dentista Fabiana de Martini Zamuner está mudando o cenário de algumas ruas de Sorocaba. De uma forma delicada e colorida, ela realiza uma intervenção urbana em exemplares arbóreos. Desde terça-feira (dia 20), os sorocabanos podem conferir esse trabalho artístico também no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, como parte da exposição “A Árvore expressa a Arte”.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a exposição integra a programação especial pela passagem do Dia da Árvore (21 de setembro) e permanecerá em cartaz até o dia 30 de setembro. A data faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15/07/2009.

Quem for ao Jardim Botânico poderá observar de longe a intervenção urbana. Uma delas está em cinco árvores do Bosque do Arranha-Gato e a outra, em um eucalipto que fica no Jardim de Plantas Medicinais do espaço ecológico.

Vegetariana há mais de 30 anos, Fabiana conta que as árvores sempre chamaram a sua atenção e tudo começou de forma anônima e despretensiosa. “Inicialmente ninguém sabia. Saía à noite de casa e comecei a colocar em árvores do Mangal, bairro onde moro. Só faço isso em árvores que já estão sem vida”, contou. Aos poucos o assunto foi parar nas redes sociais, atraiu o interesse da mídia.

“Ando bastante pelas ruas da cidade e todo mundo que vê este trabalho para, observa e, ao final, dá um sorriso. Não é uma coisa boa? Surpreende as pessoas, faz bem. O mundo seria muito melhor com mais respeito e meiguice”, finaliza.

Sobre a exposição

Com curadoria da presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), Cristina Delanhesi, “A Árvore expressa a Arte” tem como proposta difundir o conhecimento e conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado e da preservação das matas e florestas, através das artes visuais.

A árvore é de vital importância para os seres vivos do nosso planeta. Além de reter o dióxido de carbono em excesso, ela fornece boa parte do oxigênio que utilizamos na respiração.

No Palacete de Cristal, os visitantes podem conferir também trabalhos de artistas como Dimas Pires, Will Ferreira e Michel Japs (Fite Art), Pedro Caboatan (Discórdia) e Jaime Prades.

Entre as obras de Dimas Pires, estão “Aranha”, feita a partir da raiz de um eucalipto; “Pilão hi-tech”, um jatobá tratado com verniz e azeite de oliva, em formato de cristal; e “Nice”, um banco feito em madeira que está logo na entrada do Palacete de Cristal para que os visitantes se acomodem e contemplem a paisagem.

Os visitantes também podem conferir “Tronco” e “Árvore Cortada”, ambas de 2007, do artista plástico Jaime Prades. Ele confeccionou as obras a partir de restos de madeira jogados nos lixos e em lugares públicos que ele recolheu.

O público pode conferir a exposição até o dia 30 de setembro, de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações: (15) 3235.1130.