Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/artistas-selecionados-para-a-residencia-artistica/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h52

Artistas selecionados para a Residência Artística


O Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) abrem na próxima segunda-feira (9) mais uma edição do programa “Residência Artística”, que reunirá artistas selecionados num processo de imersão em sua produção e a criação de obras de arte.

Ao todo, cinco artistas foram selecionados para a Residência deste ano e, durante dez dias, permanecerão na Floresta Nacional de Ipanema (Flona) com a proposta de produzir obras de arte para exposições e posterior leilão, cuja renda será revertida para os projetos do Fundo Social e para o MACS. 

Os selecionados são: o artista plástico Felipe Góes; a artista plástica Marcela Tiboni; o pintor Geraldo Souza Dias; a artista visual Elen Gruber – todos residente em São Paulo – além da artista plástica e coordenadora do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Raquel Fayad, que reside em Tatuí. Os nomes dos artistas selecionados serão publicados no jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (6).

As novidades da Residência Artística deste ano são a ajuda de custo de até R$ 1 mil a cada selecionado e a permanência do curador de arte Paulo Klein durante o período de imersão na Flona. “A iniciativa aproximará Sorocaba e região das vertentes mais atuais da cultura e das artes visuais no Brasil. Essa aproximação contribui para a formação não apenas de público para uma cultura de qualidade, como cria referências e meios de enriquecimento intelectual para os circuitos de arte locais e para as culturas nacionais e globais”, afirma Klein.

Durante o período de imersão, que vai até o dia 18 de março, a proposta é que os artistas trabalhem a própria paisagem privilegiada do local, nas plataformas de sua preferência ou que elejam para sua expressão. “A ideia é abrir possibilidade de motivação sem impor uma tematização”, acrescenta Paulo, que pretende levar diversas questões para debater com os artistas na forma de palestras ou de bate-papo.

Assim como em 2014, após o período de imersão deverá ocorrer uma exposição na própria Flona e no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), com posterior leilão das obras criadas durante o programa. 

No dia 18 de março haverá coquetel de encerramento na Flona, onde serão apresentadas à imprensa as obras criadas.