Visando levar cultura aos parques de Sorocaba, atraindo as famílias e, ao mesmo tempo, valorizar os artistas e tornar a arte mais acessível, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), regulamentou a apresentação de artistas em seis espaços públicos com a possibilidade de “passar o chapéu”, ou seja, receber doações espontâneas do público. A resolução foi publicada no jornal Município de Sorocaba da última quinta-feira (21).
O projeto intitulado “Arte no Parque” dá a oportunidade de artistas da área de música, dança, circo, teatro, contação de história e literatura se apresentarem gratuitamente nos seguintes espaços: Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Natural “Chico Mendes”, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bõas”, Parque Natural Ouro Fino e Parque das Águas, no Jardim Abaeté.
“Com isso criamos regras simples para oferecer mais um espaço de qualidade para os artistas da nossa cidade mostrarem o seu trabalho e ainda atrair mais pessoas aos nossos parques, que têm entrada gratuita”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.
De acordo com a resolução, não é autorizado durante as apresentações palavras e/ou gestos que atentem contra o pudor, tais como: palavras de baixo calão, referências preconceituosas, gestos obscenos etc., bem como incitação ao ódio e apologia ao crime.
Para participar do projeto, os artistas devem se inscrever na Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail artenoparque@sorocaba.sp.gov.br[1]. O objetivo dessa inscrição é ordenar as apresentações para que não ocorra conflito com outas apresentações pretendidas e considerando as características próprias dessas áreas verdes, bem como a natureza das apresentações artísticas ou culturais.
Para isso, deve ser preenchido um formulário com uma antecedência de no mínimo cinco dias úteis da data pretendida. A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins está localizada na rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Todas as informações, assim como a resolução, o anexo e o formulário estão disponíveis no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/gestaoambiental/arte-no-parque/[2]. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail artenoparque@sorocaba.sp.gov.br[1].