Arte e cultura transformando o sábado da Vila Formosa
Projeto “Viva o Bairro” leva atividades para a comunidade, atendendo a todas as idades. As intervenções são gratuitas e acontecem durante a tarde.
A Vila Formosa é o próximo local a receber, neste sábado (30), mais uma edição do projeto “Viva o Bairro”, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult).
No parque “Formosa”, instalado na altura do nº 500 da rua Andrelino de Souza, a Secult está preparando a estrutura para receber apresentações de teatro, circo e oficinas de artes. Tudo de graça.
As atividades acontecem das 14h às 18h e terão a participação do Circo Guaraciaba com o espetáculo “Cara Suja”, uma comédia caipira, onde o ponto forte é a diferença entre os costumes da vida no sítio, de uma cidade do interior e da cidade grande.
Contemplada pela Linc em 2006 e pelo Proac Circulação de Espetáculos Teatrais em 2010, a peça conta a história do fazendeiro Bonifácio que caça um veado e convida amigos de uma cidade do interior e sua filha que estuda na capital para comer o assado. A confusão acontece quando Suzana, a filha, trás consigo um amigo homossexual. Essa divertida comédia remete as confusões geradas por diferentes costumes e dialetos caipiras, com gíria e malícia da cidade grande.
Na agenda do dia ainda figura a Cia Tempo de Brincar que apresentará o show “Capelinha de Melão”.
O espetáculo segue um roteiro dramatúrgico/musical que redesenha o lugar imaginário dos pequenos autos, pastoris e festas que celebram a fartura e a colheita. As cantigas tradicionais e as composições do grupo, executadas ao som de viola caipira, acordeom, flauta transversal e caixa de folia promovem um diálogo entre o passado e o presente assim como os adereços e adornos transitam pelo espaço incorporando figuras ancestrais, como o artesão, o pastor o narrador.
O rico universo da Cultura Popular Brasileira é a fonte de inspiração para o trabalho da Cia Tempo de Brincar, formada pela atriz e artista plástica Elaine Buzato e pelo músico e compositor Valter Silva. A dupla já representou o Brasil em importantes eventos como os Encontros da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha em países como Chile e Uruguai, além se apresentar em programas de TV como o Sr. Brasil e Viola Minha Viola.
Semeando encanto e cores
Integrando o “Viva o Bairro” deste sábado (30), também está o Grupo Semeando Encanto que vem com a alegria e o talento consciente das atividades socioambientais. A música está sempre presente e serve como ponto de partida para a consciência interior acerca da necessidade do respeito e do amor pelo meio ambiente, fazendo com que o público participe de perto por meio de intervenções que usam bonecos, interpretações, as danças populares e arte visuais.
A Cia Artística Semeando Encanto é sorocabana e nasceu em 2008. Trabalha com pesquisa e prática de atividades relacionadas a arte-educação, cultura popular e meio ambiente. Através da realização de oficinas culturais, apresentações e exposições artísticas e processos de aprendizagem participativos para diversos setores e todos os públicos.
Cada oficina consiste na confecção artesanal de brinquedos e visa despertar as habilidades manuais e o processo criativo do participante, além de contribuir com o meio ambiente através da reutilização de materiais pós-consumo (recicláveis).
Sucesso em todos os locais por onde tem passado, a performance “Todos podem ser Frida”, da fotógrafa Camila Fontenele de Miranda, também estará à disposição da comunidade da Vila Formosa. No trabalho, Camila faz uma homenagem à artista mexicana Frida Kahlo, uma das maiores pintoras do século XX, conhecida por sua vida de superações e sofrimentos que se refletem em sua obra. Em “Todos podem ser Frida”, a fotógrafa, em parceria com maquiadores artísticos, propõe transformar homens e mulheres em Frida Kahlo, proporcionando um olhar poético sobre sua obra, com base em cinco temas principais: amor, dor, inteiro, cores e aborto.
Tags:Cultura, Cultura, Viva o Bairro, Viva o Bairro
