Arrastões continuam recolhendo criadouros de dengue nos bairros

 A Secretaria da Saúde (SES) mantém os arrastões para recolher possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti nos bairros com maior incidência de casos de dengue. Nesta segunda-feira (2), as equipes da Zoonoses percorreram ruas da Vila Fiori, Vila Assis e Vila Helena. Os dois últimos voltarão a ser visitados nesta terça-feira (3), assim como a Vila Melges. 

Os arrastões nas regiões desses bairros foram iniciados na semana passada. Além de recolher materiais que possam acumular água e servir como potenciais criadouro do mosquito transmissor da dengue, os agentes esclarecem dúvidas e passam dicas para manter os ambientes interno e externo das casas limpos e sem recipientes abertos, além de deixar caixas d’água devidamente tampadas, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, lavar e escovar semanalmente os bebedouros de animais com bucha e sabão e furar os pratinhos dos vasos de planta.

Uma das residências visitadas na Vila Almeida, região da Vila Fiori, foi a da dona de casa Santina Domingues Vieira. Embora estivesse com tudo em ordem, ela aproveitou para descartar algumas garrafas pets vazias. “Não costumo guardar muita coisa em casa e, depois que um vizinho teve dengue, estamos mais atentos ainda para não ter criadouros em casa.”

Já a dona de casa Elesbone Mendes Pereira autorizou a vistoria dos agentes da Zoonoses não só em sua casa, mas também no quintal de um imóvel vizinho, do qual estava com as chaves. “É muito importante que os moradores mantenham tudo limpo, pois o problema da dengue é muito sério e todos devem ajudar”, destaca. 

O chefe da Divisão de Zoonoses, Leandro Arruda, aponta como fundamental o apoio dos moradores não só ao trabalho dos agentes, como na vistoria nos quintais e no interior dos imóveis. “É muito importante que a população saiba que 90% dos focos da dengue são encontrados nas residências. Ou seja, se todos colaborarem e vistoriarem suas casas semanalmente, eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue, podemos vencer esta luta.” 

De acordo com a programação da SES, a partir desta quarta-feira (4), as equipes e caminhões usados nos arrastões devem percorrer as regiões do Jardim Itapemirim, Barcelona, Vila Melges. A população dos bairros visitados pode colaborar separando latas, garrafas, tambores, móveis velhos e todo tipo de material que possa acumular água, com exceção de entulho de construção.

Confira os bairros que receberão o arrastão e a nebulização 

 A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde, continua realizando nesta semana as ações de combate à dengue pelos bairros da cidade. O chamado arrastão, com a remoção de criadouros do mosquito transmissor da doença e orientações à população ocorrerá na Vila Helena, Vila Fiori, Vila Melges, Jardim Itapemirim, Vila Assis e Barcelona. Já a nebulização pesada, com os aparelhos acoplados em caminhonetes, será na Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Central Parque e Parada do Alto.

A Divisão de Zoonoses informa que o cronograma semanal está sujeito a alterações devido às condições climáticas, andamento das atividades e adesão da população, o que pode acarretar no adiantamento ou na necessidade de se estender a ação em cada local. A nebulização ocorrerá desde que o clima permita – não pode estar chovendo ou ventando forte nos horários programados, fatores que atrapalham a aplicação do inseticida.

A Zoonoses orienta os moradores dos bairros que receberão a ação de nebulização para deixarem abertas as portas e janelas de suas residências para que o produto adentre as casas e faça o efeito necessário. Recém-nascidos, alérgicos e acamados que não puderem sair de suas residências devem permanecer em cômodos fechados durante a nebulização e após 40 minutos da aplicação do inseticida.

Veja onde acontece cada uma das ações nesta semana:

 

Arrastões

 

02/03 – Vila Helena, Vila Assis, Vila Fiori

03/03 – Vila Helena, Vila Assis, Vila Melges

04/03 a 07/03 – Jardim Itapemirim, Barcelona, Vila Melges

 

 

Nebulizações

 

02/03 e 03/03 – Nova Sorocaba

04/03 – Jardim Prestes de Barros

05/03 – Central Parque 

06/03 – Parada do Alto