Arrastão contra a dengue passa por Vila Assis e Barcelona

Moradora da Vila Barcelona, dona Conceição Carijo acordou cedo nesta quinta-feira (5). Como sabia que a força dos seus 74 não seria suficiente, pediu ajuda a uma vizinha para colocar na calçada de sua casa um fogão velho que estava no quintal. “Fiquei preocupada com a possibilidade de chover, dele armazenar água e se tornar um criadouro da dengue”, explicou ela.

O exemplo de dona Conceição mostra que alguns sorocabanos estão mais conscientes da situação extrema que a cidade enfrenta por conta da dengue. Ela ficou sabendo da passagem dos agentes da Zoonoses da Secretaria da Saúde por seu bairro e decidiu descartar da forma correta o fogão que não usava mais. “Tenho o maior cuidado. Observo todos os pontos onde o mosquito poderia se abrigar e retiro. Nem vasos de flores tenho em casa”, disse dona Conceição.

Em várias das casas visitadas pela Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) nas Vilas Assis e Barcelona, os agentes constataram que não havia material em situação que pudesse armazenar água e se tornar criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “Aparentemente, as pessoas estão começando a colaborar um pouco mais com a gente, inclusive eliminando possíveis criadouros. Mas ainda encontramos um ou outro morador que resiste e não permite nossa entrada”, relata o agente da Zoonoses Valter Duarte Júnior.

O ajudante de caminhão Fábio Augusto Costa e seus pais, que moram vizinhos de dona Conceição, estão entre as pessoas que sabem dos riscos que a dengue representa. Além de vistorias diárias no quintal e demais pontos da casa, fizeram questão abrir as portas e receber os agentes da Zoonoses para que também vistoriassem todos os espaço da casa onde o transmissor da dengue poderia se proliferar.

De porta em porta, as equipes de Zoonoses seguem na tarefa diária de orientar a população e identificar possíveis criadouros. Passam dicas de como manter os ambientes interno e externo das casas limpos e sem recipientes abertos e, vez ou outra, deparam-se com soluções interessantes criadas pelos próprios moradores.

 

Programação

 

Até o próximo sábado (7) o arrastão da dengue prossegue nas regiões dos bairros Vila Melges e Jardim Itapemirim, na Zona Norte de Sorocaba. Nebulizações também estão programadas e vão ocorrer nos bairros Nova Sorocaba, Prestes de Barros, Central Parque, Vila Gabriel, Maria do Carmo, Nova Esperança.      A Zoonoses avisa sobre a possibilidade de alteração no cronograma de atendimento devido a possíveis mudanças climáticas, andamento das atividades e adesão da população.

 

 

Tags:, , , , , ,