Área com nascente do Jardim Guadalajara ganha 75 árvores
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Ação ambiental envolveu a comunidade
Crianças, jovens e adultos participaram na manhã deste sábado (14) de um plantio de 75 árvores numa área pública da rua Lituânia, ao lado do campo de futebol, no Jardim Guadalajara. O local possui uma nascente considerada modelo pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental. O espaço ganhou mudas de ipês, pau-viola, aroeira, pitanga, goiaba, entre outras espécies nativas e frutíferas.
Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade fez parte do calendário de eventos em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). O objetivo é de estimular na comunidade a prática ecológica através do plantio das árvores, ampliando a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização de Sorocaba.
De acordo com a Sema, a recuperação das matas ciliares é fundamental para manter a qualidade e o fluxo da água de uma nascente e assim ajudar na preservação na natureza. Além disso, as árvores são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.
Antes de todos colocarem as mãos na terra, a equipe de Educação Ambiental ensinou o passo a passo de como fazer o plantio, falou da existência da nascente modelo e da importância das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população.
Já a equipe de Gestão Ambiental da Sema foi a responsável por providenciar durante esta semana toda a estrutura necessária para a ação, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro do Parque Natural “Chico Mendes”, até a utilização de tutores e insumos.
Mais uma ação programada
Na terça-feira (17), das 8h às 10h30, outra atividade de plantio está programada pela Secretaria do Meio Ambiente no mesmo local. Desta vez, quem vai ajudar na arborização da área de preservação permanente (APP) serão as crianças do Clubinho do Refúgio, que participam semanalmente de atividades de Educação Ambiental no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. Elas vão plantar 25 árvores no espaço público.
Tags:meioambiente
