Arborização Urbana será tema de workshop nesta quinta-feira em Sorocaba
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) realizará nesta quinta-feira (19), das 9h às 16h, o workshop “Arborização Urbana em Sorocaba – Desafios e Potencialidades”. Pela manhã, o evento contará com palestras no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Já à tarde, será oferecido um minicurso no Parque Natural “Chico Mendes”. As 100 vagas disponíveis já foram preenchidas.
O evento gratuito ocorre em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e tem como intuito abrir a discussão sobre a arborização no município de Sorocaba, desde a gestão até a educação ambiental.
Após a abertura do evento com o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, o público poderá conferir, às 9h15, o tema “Planos Municipais de Arborização Urbana e de Mata Atlântica: gestão ambiental no município de Sorocaba”, com a técnica ambiental da Sema, Sara Regina de Amorim, que atua principalmente nas agendas de gestão ambiental e cidades sustentáveis, áreas protegidas e mudanças climáticas.. Ela é bióloga e Mestra em Ciências Biológicas (Unesp Rio Claro), especialista em Restauração, Licenciamento e Adequação Ambiental (UFSCar Sorocaba).
Às 9h45, será a vez do arquiteto da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Tiago da Guia, falar sobre “Planejamento Urbano – a cidade como uma rede socioambiental”. Ele é Mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, com MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades, além de professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniso (Universidade de Sorocaba) e perito da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Na sequência, às 10h15, o engº agrônomo Clebson Aparecido Ribeiro, da Sema, vai abordar “A infraestrutura verde na melhoria da qualidade de vida no ambiente urbano”. O funcionário está fazendo MBA em Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes e tem experiência em Recuperação de Áreas Degradadas, Arborização Urbana e Paisagismo.
Já às 11h, as educadoras da Sema, Viviane Rachid e Peônia de Brito Moraes Pereira vão falar com o público sobre “Importância da Educação Ambiental para a manutenção e ampliação das áreas verdes urbanas: Parques Ecológicos de Sorocaba”. Viviane Rachid é bióloga e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e é a responsável pelo setor de Educação Ambiental no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. Peônia de Brito Moraes Pereira também é bióloga, mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e responsável pelo setor de Educação Ambiental no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
Para encerrar as atividades da manhã, às 11h30, a chefe de Seção de Licenciamento Ambiental da Sema, Elistela Strombeck Silva, que é bióloga, vai tratar da “Legislação Ambiental Municipal relacionada à intervenção arbórea e a atuação da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins de Sorocaba”.
No período da tarde, das 14h às 16h, a técnica ambiental da Sema, Tainara de Proença Nunes, que é ecóloga, vai oferecer o minicurso “Avaliação Fitossanitária: analisando a saúde das árvores no ambiente urbano” no Parque “Chico Mendes”, localizado na avenida Três de Março, 1025, no Alto da Boa Vista. Serão oferecidas 30 vagas para a oficina e as inscrições serão feitas a partir das 9h, durante o workshop.
Tags:meioambiente
