As crianças do Clubinho do Refúgio aprenderam e se divertiram nesta terça-feira (24) com uma programação lúdica preparada pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. O tema desta vez foi a aranha.
“Nós começamos a atividade falando de um super-herói que eles gostam, que é o homem-aranha, e quais as características dele. Depois eles foram investigar quais as espécies que moram no parque, quais dela tem veneno e, em especial, o porquê elas tem esse veneno, que é para a captura de alimento”, explica a educadora da Sema, Viviane Rachid. A ideia foi de trabalhar sobre as aranhas pensando na importância da manutenção das áreas verdes para manter a biodiversidade.
As crianças ainda conheceram a profissão das aranhas no parque, que é de ser um controlador biológico. “A carangueira, por exemplo, chega a comer até filhote de rato e elas são super importantes para o equilíbrio da floresta do nosso parque”, conta a educadora. Utilizando uma lupa, elas ainda puderam ver de perto algumas características de algumas espécies e encontraram seus vestígios pelo parque, como, por exemplo, as famosas teias.
O Clubinho do Refúgio é formado por crianças de 4 a 10 anos de idade que participam da Associação Nova Geração, localizada no bairro Refúgio, e se reúnem durante todo o ano, às terças-feiras, no Parque da Água Vermelha. A garotada participa de atividades que reforçam a importância da conservação natureza, fomentando a sensibilização nos pequenos, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais.
O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3221.6643. A entrada é gratuita.